Descrição: Escultura em madeira clara, muito polida, que representa uma figura de mulher, sentada sobre os calcanhares, com os filho sobre as pernas, amaprando-lhe com a mão esquerda a cabeça e com a direita as pernas. Apresenta as costas tatuadas, braceletes nos braços, cabeça em forma de cimeira transversal, boca entreaberta revelando dentes incisivos mutilados e seios erectos.
Origem/Historial: «Na iconologia Kongo, uma mulher carrega uma criança nos braços para mostrar que é casada, mas, em alguns casos, é possível que a figura se refira à matrilineagem. Algumas figuras feitas de pedra-sabão parecem-se muito com figuras de madeira e marfim mais pequenas chamadas "pfemba" (cat. 39, pág.55) [esta peça], as quais eram usadas nos cultos de maternidade da costa de Loango. Outras figuras de pedra consubstanciam provavelmente provérbios.» (Mac Gaffey, 2000: 54)
Bibliografia
MacGaffey, Wyatt - "Os Kongo". In Na Presença dos Espiritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia. Nova Iorque: Museum for African Art/ Snoeck-Ducaju Zoon, Gant, 2000, p. 35-59.
Exposições
Na Presença dos Espíritos: arte africana do Museu Nacional de Etnologia