Técnica: Aço anilado, inciso e dourado; bronze fundido em molde, soldado e dourado.
Dimensões (cm): Comp. 93 x Larg. 13
Descrição: Sabre à mameluco para Oficial General português, do modelo usado pelos oficiais generais portugueses e ingleses desde o início do séc. XIX, inspirado nos sabres do exército mameluco do Egipto.
Guarnições à mameluco, tendo o punho platinas em marfim e remate cinzelado com decoração entrelaçada; olhais e pequenas rosetas do punho em bronze cinzelado e dourado; quartões e orelhas em bronze cinzelado e dourado, decorados com motivos vegetalistas.... Ver mais
Lâmina curva, de meia cana, com gume em toda a extensão frontal e contra-gume no último terço das costas, decorada na metade superior a ouro sobre azul, com motivos vegetalistas e troféus de armas.
Bainha em ferro, com duas braçadeiras, decoradas, no anverso com medalhão em forma de cabeça de leão, e no reverso, de forma rectangular, com folhas de louro.
Origem/Historial: Sabre de uniforme de Cavaleiro da Ordem de Malta, do modelo de 1830. Foi usada pelo Conselheiro Veríssimo Máximo de Almeida Nogueira da Gama (1802- 1886), escrivão dos Filhamentos da Nobreza do Reino, director da Mordomia-mor da Casa Real Portuguesa de 1833 à data da sua morte, e sogro do ofertante.
Tem algumas semelhanças com o que pertenceu ao General Gomes Freire de Andrade e que se encontra no Museu Militar. ... Ver mais