Técnica: Prata fundida, repuxada, vazada, cinzelada, incisa e dourada
Dimensões (cm): Alt. 1162: 14; 11,63: 14 x Diâm. base 1162:7,2; 1163: 7 ;candela:5,5
Descrição: Par de castiçais de base oitavada e lobulada em semicirculos, elevada com gradinha à face e pestana saliente, O pé eleva-se no centro para o registo inferior da haste, em forma de urna, ladeada por aplicações de aletas que se ligam ao nó central em forma de disco. O registo superior apresenta-se com idêntica decoração, tendo a forma de uma coluna bojuda terminando em corola aberta. Sobre esta abertura descansa a arandela igualmente oitavada... Ver mais de faces curvas, com gradinha contornada no bordo por um cordão e decorada com folhas de acanto na parte inferior. Ao centro, o suporte tubolar para a vela também rematado por um cordão idêntico
Origem/Historial: O Inventário de dote de D. Beatriz de Sabóia, de 1522, refere castiçais de cantos oitavados, cuja descrição de aproxima destes. Embora não possa identificar estas peças com as descritas no referido inventário, o dado fornece-nos pelo menos uma indicação cronológica com alguma precisão para esta tipologia de peças, de que não restam muitos exemplares entre nós.
Os castiçais pertencenram à colecção Barros e Sá e foram comprados em 7 ... Ver maisde Setembro de 1936 por 32.000$00.
Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Ourivesaria. 1º volume. Do Românico ao Manuelino, Lisboa, IPM, 1995, pp. 136-137.