Patena

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 816 Our
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Ourivesaria
  • Autor: Autor desconhecido (Ourives)
  • Datação: 1524
  • Técnica: Prata fundida, cinzelada, incisa e dourada
  • Dimensões (cm): Alt. 1,3 x Diâm. 26
  • Descrição: Patena circular correndo ao longo do seu bordo exterior uma banda na qual se pode ler a inscrição gravada em caracteres góticos de cariz vegetalista e em negativo. Ao centro, ligeiramente elevado, observa-se incisos a figuração de São Domingos e, no verso, as Armas da Ordem Dominicana.
  • Origem/Historial: Apesar de, inicialmente, ter sido afastada a hipótese da sua relação com o cálice manuelino (nº 815 our), hoje constactamos esta ligação, ao estabelecermos paralelísmos entre a linguagem decorativa e a destreza técnica do executante de ambas as peças. Esta obra, representando armas dominicanas, veio reforçar a filiação deste conjunto à Ordem dominicana, questão que, primordialmente, levantava dúvidas. Aquando da extinção das Ordens religiosas masculinas foi integrada na Casa da Moeda, vindo a ser incorporada no MNAA no ano de 1938. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Palácio das Necessidades;Repartição do Património um dos Conventos do distrito de Coimbra.
  • Centro de Fabrico: Portugal

Bibliografia

  • HERNMARK, Carl - "The Art of the European Silversmith 1430-1830". Londres: 1977
  • Occidente, nº 598, vol. XVIIII. Lisboa: 5 Agosto 1895
  • COUTO, João - "Os cálices na Ourivesaria Portuguesa do Século XII ao XVIII" (Conferência proferida no 2ºCongresso dos Ourives Portugueses, 1926), in Esmeralda, nºs 24 a 30. Porto: 1927
  • COUTO, João; A.M.Gonçalves - "A Ourivesaria em Portugal". Lisboa: Livros Horizonte, 1960

Exposições

  • Le langage des Orfèvres du Portugal

    • Luxemburgo
    • Exposição Física
  • Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • A Linguagem dos Nossos Ourives. A Linguagem dos Novos Materiais.

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • Expo 92.Pavilhão Português

    • Sevilha
    • Exposição Física
  • Exposição cultural da Época dos Descobrimentos

    • Sevilha
    • Exposição Física
  • Exposição de Ourivesaria Portuguesa dos séculos XII ao XVII, Com.Nac. de 1940.

    • Coimbra
    • Exposição Física
  • Exposição de Arte Sacra Ornamental. Centenário do Santo António de Lisboa

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro

    • Lisboa, Núcleo do Museu Nacional de Arte Antiga,"Abre-se a Terra em Sons e Cores".
    • Exposição Física
  • No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

    • Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
    • Exposição Física
  • Objectos de Culto, Texteis e Ourivesaria 1ª metade do Séc. XVI

    • Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
    • 27/2/2008 a 4/5/2008
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

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