Biombo (par)

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 1638 Mov
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: Kano Domi; (Pintor) Autor desconhecido (Lacador)
  • Datação: 1593/1601
  • Suporte: Madeira, papel.
  • Técnica: Formados por um numero par de folhas unidos por moldura articulada e por charneiras de papel. Sobre um engradado leve de madeira colavam-se sobrepostas folhas de papel de amoreira da mais espessa para a mais fina, até se obter uma superficie lisa e resistente que irá receber decoração. Revestidas parcialmente a folha de ouro, são decoradas com pintura a têmpera. Reverso com decoração a pó de prata.
  • Dimensões (cm): Comp. 380,8 (aberto) x Alt. 172,8 x Esp. 2
  • Descrição: Este biombo articulado constituido por seis folhas, faz parte de um par. Executado numa estrutura leve de engradado em madeira, coberta por sucessivas folhas de papel de forma a obter uma superficie uniforme onde o artista desenvolve o seu tema utilizando, neste caso, cores vibrantes, enquadradas por grandes superficies em ouro. Debruado a seda, é rematado por moldura lacada protegida por ferragens em cobre. O reverso liso decorado com esquirolas metálicas, demonstra que se destinava a espaços de cerimonial. Este par atribuido ao pintor Kano Domi, descreve visualmente da esquerda para a direita, episodios das actividades religiosas e comerciais dos portugueses no Japão. Aos pintores da escola de Kano a quem cabia retratar o quotidiano, não podia escapar o espanto e a curiosidade que causava a chegada do barco negro a Nagasaki. Na nau, caracterizada com imponentes castelos de proa e popa e propositadamente sem velas, com seus cestos de vigias nos três mastros, uma tripulação, cuja habilidade o pintor não deixou de caricaturar fazendo malabarismos nos estais que ligam os mastros, afadiga-se no desembarque, sob o olhar atento de um jesuita, transferindo as mercadorias para um batel, enquanto o capitão-mor, oficiais e mercadores negoceiam no convés, confortavelmente sentados. Uns e outros são facilmente identificáveis pelo pormenor e detalhe posto nas indumentárias. Na praia destacando-se do grupo, dois personagens hierarquicamente superiores, munidos de apito preso em grossas cadeias de ouro (Santos, 1998), sentados em cadeiras de tesoura de origem chinesa, fiscalizam atentamente a descarga do batel: seda em fardos e enrolada, arquetas e caixas lacadas chinesas (?), e um sem numero de outras mercadorias preciosas. Na terra firme confundindo-se com o céu numa mancha dourada em diagonal à direita, não faltam os delicados pinheiros, enquanto que o mar de tonalidades negras e prateadas desenrola-se no imbrincado das suas ondas entrando na terra em estreitos braços.
  • Origem/Historial: Adquiridos nos anos trinta num pequeno castelo de daimio em Sacai perto de Osaca, pelo especialista japonês Tadao Takamizawa e cedidos a Costa Carneiro de quem o professor era muito amigo, (assim consta na ficha da peça). Costa Carneiro foi nomeado de 1925 a 1930, para Tóquio como Enviado Extraordinário e Ministro Plenipotenciário, representou Portugal como Embaixador Extraordinário nas cerimónias do funeral do Imperador do Japão e nas de coroação do novo imperador Hiroito. * Forma de Protecção: classificação; Nível de Classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006;18/07/2006 * Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0): Nº de inventário: Rak 1968-1 a; Denominação: Biombo par; Localização: Rikjsmuseum Amsterdam Nº de inventário: M.N.S.R. inv.864/865; Denominação: Biombo par; Localização: Museu Nacional Soares dos Reis.
  • Incorporação: Transitou do Ministério das Finanças para o MNAA.

Bibliografia

  • FROIS, Luis, S.J. - Historia de Japam, vol. V (1588--1593). Lisboa: 1984
  • PINTO, Maria Helena Mendes - Biombos Namban. Lisboa: IPPC/MNAA, 1986
  • PINTO, Maria Helena Mendes - "Le Japon au temps des namban". Bruxelas: Europalia 91, 1991
  • B.A. - Historia da Igreja de Japão, ms 49-IV-55
  • PORFIRIO, José Luis (coord); BEAUMONT, Maria Alice, PINTO, Maria Helena Mendes - Museu de Arte Antiga. Lisboa. Lisboa: Editorial Verbo, 1977
  • GUERREIRO, Pe. Fernão - Relação anual das coisas que fizeram os Padres da Companhia de Jesus nas suas missões nos anos de 1600 a 1609, 2 vol.. Coimbra: 1930
  • BOXER, Charles R. - The great ship from Amacon. Lisboa: 1959
  • SANTOS, Reynaldo dos - Exposição de arte portuguesa em Londres (800-1800). Lisboa: Bertrand (Irmãos), 1957
  • PINTO, Maria Helena Mendes - Lacas Namban. Lisboa: Inapa, 1990
  • JANEIRA, Armando Martins - O impacto português sobre a civilização japonesa. Lisboa,2ªed.: 1988
  • FERRÃO, Bernardo - Mobiliário Português. Dos Primórdios ao Maneirismo. Índia e Japão. vol. III. Porto: Lello & Irmão - Editores, 1990
  • SOUSA, Maria da Conceição Borges de - "Portugiesen in Japan-Die Namban KunstK", in Die grossen Sammlungen VIII, Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon. Bonn: Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland, 1999
  • TAKAMISAWA, Tadao; OKAMOTO, Oyshitomo - Nanban Byobu. Toquio: 1970
  • SOUSA, Maria da Conceição Borges de - "Zwei Wandschirme", in Die grossen Sammlungen VIII, Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon. Bonn: Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland, 1999
  • SOUSA, Conceição Borges de, "Biombos (par) in Encompassing the Globe, Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII.Lisboa:IMC/MNAA, 2009

Exposições

  • Exhibition of Portuguese Art, 800-1800.

    • Royal Academy Arts, Londres.
    • Exposição Física
  • Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon

    • Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland
    • 26/3/1999 a 11/7/1999
    • Exposição Física
  • Via Orientalis / Japão

    • Tóquio, Shizuoka, Kioto, Oita,
    • Exposição Física
  • Arte Namban

    • Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
    • Exposição Física
  • XVII Exposição Europeia de Arte Ciência e Cultura "Os Descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento"

    • Lisboa, Mosteiro dos Jerónimos
    • Exposição Física
  • Arte Namban, os portugueses no Japão

    • Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
    • Exposição Física
  • Outro Mundo Novo Vimos

    • Museu Nacional de Arte Antiga, org. Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses
    • 21/7/2001 a 4/11/2001
    • Exposição Física
  • O rio e o mar na vida da cidade

    • Casa do Infante, Porto
    • Exposição Física
  • The Namban art of Japan

    • The National Museum of Art, Osaka
    • Exposição Física
  • Art Namban les Portugais au Japon - Europália 89/Japon

    • Bruxelles, Musées Royaux d'Art et Histoire
    • 30/9/1989 a 17/12/1989
    • Exposição Física
  • Exposição de Arte Portuguesa e Ultramarina

    • Museu Nacional de Machado de Castro
    • 2/8/1963 a 22/10/1963
    • Exposição Física
  • Encompassing the Globe. Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII

    • Museu Nacional de Arte Antiga
    • 15/7/2009 a 1/11/2009
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

  • 1723.jpg

    Imagem
  • 1730.jpg

    Imagem
  • 1724.jpg

    Imagem
  • 1725.jpg

    Imagem
  • 1726.jpg

    Imagem
  • 1727.jpg

    Imagem
  • 1728.jpg

    Imagem
  • 1729.jpg

    Imagem
  • 1731.jpg

    Imagem
  • 11950.JPG

    Imagem