Técnica: Porcelana branca, moldada, com decoração pintada sobre o vidrado a roxo, rosa, amarelo, verde e dourado
Dimensões (cm): Alt. 14 x Larg. 13,1 (de asa a asa) x Diâm. 11
Descrição: Peça moldada, de bojo arredondado, projectado para o exterior junto ao bordo, com pequeno pé separado do bojo por canelura e a alargar para o exterior e duas asas laterais redondas rematadas em motivos florais em relevo. Tampa em forma de calote, com pega em flor de pétalas dobradas.
Porcelana branca com decoração da "família rosa" pintada sobre o vidrado a roxo, rosa, amarelo, verde e dourado. Bojo decorado com ramos de flores variadas nas cores referidas, com cercadura em escama a vermelho e dourado junto ao bordo, que se repete na extremidade da tampa. Parte superior da tampa decorada com pequenos ramos de flores e a flor da pega pintada a vermelho, amarelo e dourado. Asas totalmente douradas.
Origem/Historial: Esta peça foi cadastrada em 1940 juntamente com o conjunto designado por Fundo Antigo do Museu, mas já tinha sido anteriormente cadastrada em 1939/40.
O documento de despesa de 30/06/1939 atribui o preço de 120$OO a este açucareiro e ao bule que tem o nº de inv. 114.2 Cer MNSR e nele foi feita uma anotação manual sobre o local de compra (leilão perto de Guimarães - Prelada).
Incorporação: Leilão perto de Guimarães (Prelada); preço do conjunto de bule e açucareiro