Técnica: Porcelana moldada, com decoração pintada sobre o vidrado a amarelo, azul, verde, vermelho, roxo, rosa e dourado
Dimensões (cm): Alt. 6 (chávena), 3,5 (pires) x Larg. 10,9 (chávena) x Diâm. 14,1 (pires)
Descrição: Chávena moldada, de paredes arredondadas e cintada a meio, sendo a parte superior mais larga, formando gomos desiguais e rematando em bordo recortado em chavetas; assente em pequeno frete recuado e com asa de secção quadrangular.
Porcelana branca com decoração da "família rosa" pintada sobre o vidrado a amarelo, azul, verde, vermelho, roxo, rosa e dourado. No bojo, grande ramo de flores com laço, no centro, e flores dispersas e, junto ao bordo, cercadura com escamas a rosa, delimitada por filete ondulado dourado. No interior, pequena flor rosa, no fundo. Asa dourada.
Pires moldado, circular, de paredes levantadas moldadas em gomos e bordo recortado em chaveta, com decoração semelhante à da chávena.
Origem/Historial: Esta peça foi cadastrada em 1940 juntamente com o conjunto designado por Fundo Antigo do Museu, mas já tinha sido anteriormente cadastrada em 1939/40.
O documento de despesa de 30/06/1939 atribui o preço de 60$00 a esta chávena e à que tem o nº de inv. 116 Cer e nele foi feita uma anotação manual sobre o local da compra (leilão perto de Guimarães - Prelada).
Incorporação: Leilão perto de Guimarães (Prelada); o custo refere-se a esta chávena e à chávena 116 Cer MNSR