Técnica: Tafetá; tecido estampado; tecido lavrado; galão; renda mecânica.
Dimensões (cm): Comp. Mangas: 61,5 x Alt. 49 x Larg. Ombros: 34
Descrição: Blusa de traje de trabalho do Algarve, de tafetá de algodão branco estampado em tons de lilás, formando quadriculado, e lavrado com fio de seda branco, formando listras. Decote redondo e cós do mesmo tecido, com aplicação de galão de seda azul clara lavrada com fios de seda branca, amarela e verde e renda mecânica executada com fio de algodão branco, formando motivos geométricos. Encaixe, na frente e nas costas, com aplicação de galão de seda e guarnecido com renda mecânica. Aberta na frente, com carcela. Manga comprida, franzida na parte superior e justa na extremidade, terminando em punho com aplicação de galão de seda lavrado e renda mecânica. Costas cortadas aos panos, arredondadas na extremidade, sugerindo pequena aba. Sobre a carcela, aplicação de cinco grupos de três botões cada, de forma circular e massa amarela. Aperta na frente com nove molas de meta prateado.
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje: TEIXEIRA, Madalena Braz (coord) - Trajes Míticos da Cultura Regional Portuguesa. Lisboa: Electa-Lisboa, 1994. catálogo da exposição
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - Roteiro: Museu Nacional do Traje. Lisboa : Instituto Português de Museus, 2005.