Descrição: Calças compridas de noivo de tafetá de seda creme. Cós alto com quatro botões para suspensórios. Bolso metido à direita, com pequeno cós. Braguilha com quatro botões. Alçapão fechado com três botões.
Bolsos laterais com abertura na parte superior, que abotoam com um botão. Extremidade inferior das pernas com pequena racha na costura lateral. Pelo interior, aplicação de presilha do mesmo tecido, para ajustar ao pé, que abotoa com quatro botões.... Ver mais Forro de tafetá de algodão branco.
Origem/Historial: Pertenceram a João Bernardo de Almeida, bisavô da doadora, que casou a 8/12/1838 no Rio de Janeiro, com Maria Cesarina. Era médico de bordo nos navios que íam para a Índia. Numa das suas viagens ao Brasil, conheceu a que viria a ser sua mulher e aí se radicou. Tiveram 11 filhos e, mais tarde, vieram viver para Lisboa.
História do conhecimento dos noivos: O Dr. João Bernardo foi visitar a mãe de Maria Cesarina, porque esta se encont... Ver maisrava doente. Quando se dirigia para o quarto, tropeçou nos brinquedos da menina, que não gostou da atitude. Mais tarde, quando a menina se queixava do gesto do Dr. João Bernardo, a mãe gracejou dizendo "Ainda vais casar com ele" ao que ela respondeu "Nunca". Ela tinha cerca de 15 anos, ele cerca de 30. Casaram em 1838.
Incorporação: Maria Eugénia Anacoreta Viana de Paiva Boléo
Bibliografia
PORTUGAL. Museu Nacional do Traje; TEIXEIRA, Madalena Braz (coord.) - Traje de Noiva 1800-2000. Lisboa: Instituto Português de Museus, 1996. Catálogo de exposição