Descrição: Pintura representando a Visitação da Virgem Maria a sua prima Isabel. No plano central, a Virgem à esquerda, abraça a sua prima Santa Isabel. À esquerda dois homens, um com roupas amarelas e outro com turbante e roupas vermelhas abraçam-se, ambos se apresentam barbados. No lado direito duas jovens observam a cena. Em terceiro plano fundo de céu azul e arquitetura de edifício.
Origem/Historial: Origem: Santa Casa da Misericórdia da Guarda.
Depósito da Santa Casa da Misericórdia da Guarda em 1940.
Depósito renovado pelo auto 3/90 de 27 de novembro de 1990.
Segundo o estudo realizado pelo professor Dr. Victor Serrão em 26 de janeiro de 1994: esta pintura propriedade da Santa Casa da Misericórdia da Guarda, deverá ser procedente de uma capela ou igreja que se tornou dependente da Santa Casa, pois esta ainda não existia no tempo da pintura, pois o seu compromisso é de 1661. Tábua Regional do Ciclo Maneirista Italianizante do 1o quartel do século XVII. Datarão de cerca de 1610 - 1620 e inspira-se em conhecidos gravadores flamengos Maneiristas (Cornelis Cort e Martin de Vos). A peça tem estilo, e dentro do seu nível Regional, alguns bons "pessoalismos" e aberturas cromáticas agradáveis, dentro da tradição Lisboeta de Simão Rodrigues. Devem ser do mesmo artista (quem sabe se Jerónimo Ferreira, nascido na Guarda em 1589, tendo em 1634 um processo na Inquisição, único pintor documentado na Guarda por esses anos?), que fez pelos mesmos anos o retábulo da Misericórdia de Proença - a - Velha.
Em 2004 após um novo estudo para a Publicação do Roteiro do Museu da Guarda atribui a sua autoria a pintor desconhecido.
Bibliografia
Roteiro do Museu da Guarda: Instituto Português de Museus / Museu da Guarda, 2004.