Descrição: A pintura integra um conjunto de seis, ilustrando a Parábola do Filho Pródigo: "Então foi servir a um dos habitantes daquela terra, o qual o mandou para os seus campos guardar porcos". (Lc.XV,15).
Nesta composição que se desenvolve na diagonal em relação ao observador, o Filho Pródigo surge de perfil, num plano intermédio, usando apenas um calção e um panejamento branco, que mal lhe tapa o tronco e lhe deixa os braços despidos, atado à cintura... Ver mais, onde prende uma cabaça. Apoiado num cajado, possui o cabelo em desalinho e a barba por fazer, expressando uma atitude de desolação. Em seu redor distribuem-se vários animais de diferentes espécies - bovinos, caprinos e suínos - deambulando, bebericando ou em repouso. À direita, um cavalo,
bebe de uma tina.
Em primeiro plano, figuram vários utensílios agrícolas, junto de um riacho, e um cão sobre as quatro patas, orientado para a figura do Filho Pródigo.
Fundo paisagístico, à esquerda, com appontamentos arquitetónicos e paisagem.
Origem/Historial: Este painel faz parte de um conjunto de seis pinturas a óleo sobre tela que representam seis episódios da parábola do Filho Pródigo.
Existe um conjunto semelhante ao do Museu, pertencente à Câmara Municpal do Porto, em depósito no Museu Nacional Soares dos Reis, pintado a óleo sobre cobre.
Incorporação: antigo Paço Episcopal de Lamego
Centro de Fabrico: Flandres
Bibliografia
AMARAL, João - Roteiro Ilustrado da Cidade de Lamego. Lamego: 1961
LARANJO, F. J. Cordeiro - Museu de Lamego. Lamego: C.M.Lamego, 1991
LARANJO, F.J. Cordeiro - A Familia na Iconografia Cristã (catálogo). Lamego: Museu de Lamego, 1980
RODRIGUES, Dalila - "Pintura", Museu de Lamego. Roteiro. Lisboa: Museu de Lamego/IPM, 1998
STOESSER, Alison - Van Dyck's hosts in Genoa: Lucas and Cornelis de Wael's lives, business activities and works. Brepols Publishers n.v., Belgium, 2018.