Descrição: Representação da entrega, em bandeja de prata, da cabeça de São João Baptista a Salomé, que havia expressado esse desejo.
Numa cena de interior, com as paredes rasgadas por um vão em arco e uma janela engradeada, figura Salomé, segurando a bandeja com a cabeça do santo, que o algoz lhe apresenta. Caído, no chão, o cadáver acabado de degolar, exibindo o jorro de sangue que lhe salta do pescoço. À direita, as acompanhantes de Salomé. ... Ver mais
Origem/Historial: F. Cordeiro Laranjo (1991) coloca a hipótese do conjunto de pinturas alusivas a São João Baptista ter pertencido à capela de São João Baptista, erigida no claustro da catedral de Lamego, sustentando essa possibilidade, as "Memorias Paroquiais" do Vigário da Sé, escritas em 1758 (mns. da T. T. , vol. XIX, nº42, p.272), que referem a dita capela "maravilhosamente cercada de bons payneis, com suas molduras de talha muy bem dourada, e ... Ver maisnellas pintados alguns passos da vida do Santo".
A capela foi demolida no séc. XIX e algumas imagens transferidas para a vizinha capela de São Nicolau. No entanto, os painéis de azulejo que a decoram não aceitavam os referidos quadros. F. C. Laranjo levanta, assim, a hipótese de estes se terem mantido arrecadados na catedral até à sua trasnferência para o paço episcopal, onde hoje está instalado o Museu de Lamego.