Dimensões (cm): Alt. 16,4 x Diâm. 30,7; (base) 12,6
Descrição: Salva circular com base de perfil mistilíneo com molduração lisa e alteamento em dois registos: o primeiro, decorado por renque de acantos, e o segundo, ornamentado por faixas verticais de sucessão de semicírculos embricados, delimitadas por molduração igulamente vertical. Esta decoração é rematada por sucessão de anéis que fazem a ligação com o nó em forma de urna que exibe renque de folhas de acanto sobrepujado por friso de óvalos pouco relevados.
O prato, de perfil plano, apresenta orla perlada delimitada pelo interior, por sucessão de anéis escalonados e superfície lisa côncava. A decoração do prato apresenta-se dividida em três registos, em jeito de cartela, delimitados, junto à aba, por friso composto por sucessão de crescentes ligados entre si por travessão: no primeiro, "O rapto de Clóris"; no segundo, "Zeus disfarçado de Artémis engana a Ninfa Calisto"; e "Dafne perseguida por Apolo", no último. Os registos iconográficos surgem alternados por flor de liz sobrepujando motivo em escama. O medalhão central é demarcado por girassol.
Origem/Historial: No estudo dedicado às coleções do paço episcopal de Lamego (RODRIGUES, 1908) é referido um par de salvas com pé, de que faz parte o presente exemplar, inserindo-o no tipo de pratas marteladas: "as duas magnificas salvas com pe typico "vermeil", salvas divididas em sectores onde avultam motivos mythologicos, referentes à historia de Diana, parecendo uma d'ellas referir-se à lenda de Andromeda. Esta, encostada ao rochedo, olha supplicante Persêo que assoma no horizonte sobre Pegaso impaciente.
O relevo é primoroso e os contornos femininos são de uma esbelteza magnifica; a paysagem tratada em relevo baixo é de uma bella perspectiva. Não reputo inferiores estas taças que ainda recentemente Sua Magestade a Rainha segundo me consta, com o seu finissimo espírito de artista manifestou desejos de copiar, à maioria de trabalhos italianos d'aquelle genero da bella epocha de Cellini." (RODRIGUES, 1908, 24-25).
O mesmo autor, inclui as duas salvas nas "Relações das pratas mais notaveis pertencentes à Mitra Episcopal de Lamego", extraída do inventário Geral do Paço: "Salva de prata dourada. Tem no centro uma flôr, e na restante superficie tres quadros com baixos-relevos de assumptos mythologicos. Seculo XVII".(RODRIGUES, 190, 28).
Em 1940, são novamente referidas no "Cadastro dos bens do domínio público do Museu Regional de Lamego": "n.º 156: Duas salvas de pé, de prata dourada. O prato das duas salvas mantêm diversas cenas da mitologia, executadas admiravelmente. Sec. XVII. Pesam as duas 2 K. e 350 gr. 6.000$00".
Incorporação: antigo Paço Episcopal de Lamego
Bibliografia
AMARAL, João - Exposição de Arte Sacra, "in" Jornal "Voz de Lamego". Lamego: 12/10/1950
AMARAL, Maria Antónia Athayde - Ourivesaria "in" Museu de Lamego. Roteiro. Lisboa: Museu de Lamego/IPM, 1998
AML Mns. "Cadastro dos Bens do Domínio Público do Museu Regional de Arte e Arqueologia de Lamego": 1940
AML Relação dos Objectos da Exposição de Arte Sacra. Lamego: 1950
Catalogo Ilustrado da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola Celebrada em Lisboa. Lisboa: 1882
FLÓRIDO, Abel - Ourivesaria (catálogo). Lamego: Museu de Lamego/IPPC, 1983
RODRIGUES, José Júlio - O Paço Episcopal de Lamego. Porto: 1908
Exposições
Retrospectiva de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola