Técnica: A estrutura do retábulo é fixa através de assamblagens simples e de topo, unindo a cimalha às pilastras com "espigas" e unindo a almofada central às pilastras laterias e intermédias pela retaguarda com pregos de liga de ferro.
Dimensões (cm): Alt. 278 x Larg. 202 x Prof. 60
Descrição: Retábulo de planta recta e com estrutura vertical, com corpo único e tripartida segundo três tramos verticais separados por dois pares de colunas agrupadas, assentes sobre um mesmo pedestal paralelepipédico e encimadas por capiteis coríntios.
O tramo central é composto por um nicho de acentuada profundidade e com remate superior em berço; tem o interior liso e dourado sendo este intersectado a 2/3 da altura por uma moldura lavrada que corre nas três faces; fecha com porta envidraçada contornada por moldura entalhada e dourada com recamo de folhagem miuda de acanto; segue-se-lhe uma orla em arco perfeito decorada com discos entrelaçados e dourados sendo os núcleos pintados de cor vermelha; o tramo central tem o dobro da largura de cada um dos tramos laterais.
O nicho alberga uma escultura de Cristo Atado á Coluna (inv.º 150 /B), assente sobre peanha.
A cada tramo lateral corresponde um par de colunas estriadas com caneluras oblíquas nos 2/3 superiores do fuste sendo o 1º terço decorado com padrão geométrico repetitivo de losângulos e núcleos em ponta de diamante facetado; estes prismas têm camada cromática vermelha; entre as colunas e em plano recuado corre um painel vertical decorado com elementos florais quadrilobados intercalados por volutas formando padrão repetitivo e simétrico. A predela está, na sequência desta modelação, compartimentada em três partes rectangulares preenchidas com paineis entalhados e decorados com ramagens entrelaçadas; o painel central da predela é recuado e os dos extremos avançados.
Fecha o retábulo um entablamento que repete o perfil da predela tendo este um friso entalhado e dourado interrompido por três cabeças de anjo aladas cada uma das quais colocada a eixo com os três tramos;
O corpo retabular assenta sobre base (sotobanco) de secção rectangular, elevado a 94cm do nível do chão da capela; este pedestal assenta nos extremos sobre o banco de alvenaria que corre ao longo da Sala Capitular; na dianteira adossa mesa de altar (nº. inv.º 58a/M) de perfil em "S" invertido.
Origem/Historial: A Capela dedicada ao Senhor da Coluna situa-se ao longo da fachada Poente do Claustro tendo funcionado como Sala do Capítulo vocacionada para reuniões gerais da comunidade religiosa; uma outra Capela, esta dedicada a Nossa Senhora da Assunção, funcionava como a primitiva sala capitular, sendo esta vocacionada para reuniões de carácter mais restrito e no âmbito das professas.
O retábulo corresponde ao período seiscentista com morfologia e estrutura característica do Maneirismo; a mesa de altar sofreu alterações profundas não correspondendo ao mesmo período estilístico.
LAMEIRA, Francisco. "O Retábulo em Portugal - das origens ao declínio", Promontoria Monográfica História da Arte - 01, Universidade do Algarve: Centro de História da Arte, 2015.