Descrição: Escultura de vulto em madeira policromada representado "Cristo atado à Coluna".
Jesus Cristo apresenta-se de pé, com as barbas e o cabelo castanho, com a cabeça encostada à coluna, que fica do seu lado esquerdo, e as duas mãos atadas à mesma coluna, pelos pulsos, com cordas douradas, que se vêm pela frente, do seu lado direito. A coluna, em madeira, apresenta uma decoração policroma marmoreada em tons de branco, verde e vermelho, é de secção cilíndrica, com o capitel jónico, Cristo veste um cendal branco, debruado a ouro, atado à cintura, e tem a perna esquerda para trás, e a direita flectida em avanço
O conjunto escultórico formado pela escultura de vulto de Cristo e a Coluna assentam numa base de forma circular, com inscrição latina em letras capitais romanas douradas sobre fundo verde (ver Inscrições). Esta base e a coluna, em madeira, apresentam uma decoração policroma marmoreada em tons de branco, verde e vermelho.
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro, da Sala do Capítulo Novo, também capela com invocação do Senhor da Coluna, do Claustro.
D. Brites de Meneses e Noronha ou de Castro, eleita prioresa duas vezes, foi devota do Mistério do Senhor da Coluna, fazendo quarentena de oração à imagem da Capela da Sala do Capítulo Novo.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus, de Aveiro.
Bibliografia
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos - Mosteiro de Jesus de Aveiro. Lisboa: Companhia de diamantes de Ang., 1967
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN