Técnica: Talha e ensamblagem de elementos c/ engradeado de pinturas sobre tela
Dimensões (cm): Alt. xxx x Larg. xxx x Prof. xxx
Descrição: O plano do tecto é construido segundo uma grelha ortogonal, composta por três secções longitudinais que vão desde o arco cruzeiro até à parede do coro da Igreja; nestas secções correm fiadas de pinturas sobre madeira, no total de 15 pinturas (cinco por secção); estes eixos são seccionadas por seis cinturas transversais, aduelas semicurvas que definem caixotões rectangulares em madeira entalhada e dourada c/ uns prismas facetadas e de secção losangular ao centro.
As pinturas sobre madeira representam passagens da vida de São Domingos e outros Santos da Ordem dominicana e correspondem à campanha de obras de talha dourada da fase mais antiga de todo o programa arquitetónico e dorativo da nace.
O elemento de união das faixas ortogonais é um prisma facetado de base quadrangular com terminus em pinha. Os restantes paineis utilizam decoração vegetalista segundo elementos em folhagem de acanto plano e em enrolamentos de acanto.
Origem/Historial: fase da talha de encomenda nos priorados de D. Ana de Belém (1691-93) e/ou D. Lourença dos ártires (1693-97).
Programa arquitetónico a cargo de Domingos Lopes do Porto no período das festas de Beatificação da Princesa Santa Joana.
Incorporação: Transferência / Disposição Legal
Centro de Fabrico: Porto
Bibliografia
ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de Talha Dourad, Ensamblagem e Pintura. Porto: Diocese do Porto, 1984, Vol.II,
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.