Técnica: Malha de seda; bordado directo e de aplicação: ponto de ouro estendido, lâmina sujeita a fio de seda, cordãozinho dourado, aplicação de lantejoulas; galão bordado a ponto de ouro estendido; renda bordada; forro: tafetá.
Dimensões (cm): Alt. 25
Descrição: Peça em malha de seda vermelha, com punho em cartão forrado a lhama vermelha. Punho e parte superior das luvas com bordado a pontos de ouro.
Face superior das luvas com aplicação central em forma de sol tendo no interior a inscrição I H S associada aos três cravos e à cruz bordada sobre fundo de lhama vermelha. O punho, aberto e com ambas as extermidades em bico, apresenta uma flor central polilobada com ramagens. Um estreito filete bordado r... Ver maisemata o perímetro do punho. O remate lateral e superior do mesmo é ainda acrescido por uma estreita renda com formas concheadas.
Forro do punho em seda vermelha.
Origem/Historial: Segundo Marques Gomes, trata-se de um conjunto de paramentos de industria espanhola, pertença de uma catedral espanhola. Estas iam na bagagem do rei D. José, quando da sua retirada para França. Faziam parte dos dois mil carros de bagagem que este deixou abandonada perto da cidade de Victória após a vitória das tropas portuguesas a 21 de Junho de 1813. Uma grande parte daqueles despojos foram arrecadados pelos soldados vencedores,... Ver mais entre os quais se contava o Batalhão de Caçadores 10, que finda a grande campanha passou a ter o seu quartel em Aveiro. Foram os oficiais inferiores deste batalhão que trouxeram para o convento estes paramentos.