Oratório

  • Museu: Museu de Aveiro
  • Nº de Inventário: 112/M
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Antonio Gomes; (Entalhador / Escultor) Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 17/18
  • Suporte: Madeira de castanho
  • Técnica: Talha e ensamblagem de elementos; estrutura subdividida por tabuado ligado por encaixes de topo
  • Dimensões (cm): Alt. 130 x Larg. 160 x Prof. 34
  • Descrição: Nicho de embutir na parede tipo armário, compartimentado e de secção retangular; apresenta um vão central com seis subdivisões formando edículas; estas estão organizadas segundo duas filas que se sobrepõem, tendo três divisões cada; o interior é pintado imitando um tecido de ramagens e flores pintadas a dourado sobre fundo vermelho. As edículas centrais têm o dobro da largura das colaterais e rematam em arcos com moldura rendilhada de motivos...
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  • Origem/Historial: Armário de embutir com proveniência do Convento de São João Evangelista, das Carmelitas de Aveiro. Existe um idêntico em exposição na Sala 50 do Museu de Aveiro (com n.º inv.º 22/M), do fundo antigo do Museu. É um oratório tipo relicário que incorpora na sua composição diversos nichos ou lóculos destinados à exposição dos relicários, nomeadamente nos compartimentos subdivididos em seis (6) que compôem o oartório conventual. ...
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  • Incorporação: Transferência do Convento de Jesus de Aveiro por Disposição Legal

Bibliografia

  • Inventário de 1922
  • BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996
  • Loureiro, João José, "Retábulos da Ordem dos Carmelitas Descalços", Promontória Monográfica, Universidade do Algarve: Departamento de Artes e Humanidades. Ordem dos Carmelitas Descalços. 11, 2015.

Obras relacionadas

Multimédia

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