Oratório
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Museu: Museu de Aveiro
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Nº de Inventário: 112/M
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Antonio Gomes; (Entalhador / Escultor)
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 17/18
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Suporte: Madeira de castanho
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Técnica: Talha e ensamblagem de elementos; estrutura subdividida por tabuado ligado por encaixes de topo
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Dimensões (cm): Alt. 130 x Larg. 160 x Prof. 34
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Descrição: Nicho de embutir na parede tipo armário, compartimentado e de secção retangular; apresenta um vão central com seis subdivisões formando edículas; estas estão organizadas segundo duas filas que se sobrepõem, tendo três divisões cada; o interior é pintado imitando um tecido de ramagens e flores pintadas a dourado sobre fundo vermelho.
As edículas centrais têm o dobro da largura das colaterais e rematam em arcos com moldura rendilhada de motivos...
Ver mais florais entalhados, vasados e dourados: a edícula da fila superior remata segundo três arcos e a edícula do plano inferior remata c/ dois arcos abatidos e c/ decoração idêntica à que se lhe sobrepõe;
a emoldurar estas aberturas um friso em meia cana seguido de folhagem miuda, recortada e vasada.
As edículas laterias têm igual largura entre si, rematando as superiores em arco e as inferiores em segmento horizontal, seguidas de friso em meia cana com folhagem miuda, recortada e vasada.
Fecham o conjunto compartimentado, em todo o perímetro da caixa, quatro faixas entalhadas, colocadas em simetria, que convergem nos extremos segundo quatro modilhões quadrangulares, entalhados, dourados e policromados nos extremos superiores: nestes foram esculpidos querubins com asas policromadas.
Estas faixas definem a moldura do oratório.
As duas faixas verticais, colocadas a toda a altura, são lavradas c/ idênticos motivos vegetalistas - folhagem de acanto e rosetas com olho central a vermelho imitando um rubi brilhante.
As duas faixas horizontais, colocadas em paralelo ficam, uma no remate superior decorada com folhagem, flores abertas com botão vermelho imitando rubis com brilho - técnica do glacis - e pequenas aves debicando folhas, policromadas e douradas e outra, na base da caixa, colocada longitudinalmente.
Gramática decorativa: na faixa superior, em forma de arquitrave c/ cornija, rematam nos extremos modilhões c/ cabeças de anjo aladas (as cabeças foram mutiladas), e ao centro uma peça em chave c/ desenho de folha de acanto, desenho frontal e espalmado da folha, destacando-se ao centro um veio ou segmento em "V" invertido, pintado de cor preta. Fechar
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Origem/Historial: Armário de embutir com proveniência do Convento de São João Evangelista, das Carmelitas de Aveiro. Existe um idêntico em exposição na Sala 50 do Museu de Aveiro (com n.º inv.º 22/M), do fundo antigo do Museu.
É um oratório tipo relicário que incorpora na sua composição diversos nichos ou lóculos destinados à exposição dos relicários, nomeadamente nos compartimentos subdivididos em seis (6) que compôem o oartório conventual. ...
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Incorporação: Transferência do Convento de Jesus de Aveiro por Disposição Legal
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Bibliografia
- Inventário de 1922
- BELINQUETE, José Martins. "As Carmelitas em Aveiro – Ontem e Hoje". Aveiro: Edições Sinai, 1996
- Loureiro, João José, "Retábulos da Ordem dos Carmelitas Descalços", Promontória Monográfica, Universidade do Algarve: Departamento de Artes e Humanidades. Ordem dos Carmelitas Descalços. 11, 2015.