Descrição: Peça de madeira entalhada, dourada e com alplicaçao de policromias imitando marmoreados, de perfil avultado e em forma se "S" invertido funcionando adossada a estrutura retabular com nº de inv. 23a/M; na parte central tem representado em medio relevo um laço de duas pontas com tres laçadas e duas folhas de palma na diagonal da composiçao. Nos vertices superiores da peça tem reperesentaçao floral com enrolamentos em "C" entalhados e dourados, são elementos em auricular.
A composiçao de fundo tem pintura de marmoreados imitando jaspes de vários tons.
Esta camada pictorica desenha faixas sucessivas em policromias de azul escuro, azul claro, branco, vermelho, aplicadas com laivos a branco imitando jaspes e pedras marmoriadas.
As faixas teem contorno de ramagens e rocalhas pintadas a dourado imitando galao textil.
Formam o frontal da mesa de altar.
Origem/Historial: No que reporta ao arrolamento dos bens móveis que pertenceram ao extinto Convento de Sá sabemos que foram descritos numa relação exaustiva sob disposição da Direção Geral da Fazenda Pública, e que por determinação do reverendíssimo Senhor Bispo Conde, D. Manuel de Bastos Pina, à data de 1885, foram estes bens entregues em depósito ao arcipreste do distrito eclesiástico de Aveiro .
Constavam desta lista, entre outros, três altares de talha dourada e um de talha pintada; uma tribuna dourada com os competentes pedestais de pedra lavrada e respetivo Sacrário, todo dourado; uma porção de madeira de castanho do teto da Igreja e florões do mesmo (…) e quatro imagens em castanho de Nossa Senhora da Conceição, São Francisco de Paula, Senhora do Rosário e São José (…) , entre outros.
Incorporação: transferëncia por disposição legal do Convento da Madre de Deus de Sá