Técnica: Madeira entalhada com preparação da superfície com gesso "cré", cola e bolo arménio sob a folha de ouro; camada cromática a imitar marmoreados e gemas tais como o lápis-lazuli.
Dimensões (cm): Alt. 257 x Larg. 192 x Prof. 46
Descrição: Retábulo com planta de perfil recto organizado em um só tramo com vão central envidraçado. O nicho interrompe o entablamento e integra o tímpano retabular. O corpo do retábulo assenta sobre o pedestal da base tendo uma banqueta intercalar a toda a largura; as ilhargas cortam em ângulo convexo o referido corpo.
No corpo do retábulo ladeiam o vão central dois pares de colunas abalaustradas (quartelões) de desenho contracurvado e desenvolvido em três níveis: o da base avançado e curvilíneo com folha de acanto entalhada e dourada; o intermédio tem superfície plana na qual se inscreve uma rosa com folhagem suspensa; o superior reentrante remata com uma composição de folhagem dourada em forma de alvéolo deixando em reserva um medalhão de cor azul; este elemento é rematado por um plinto sobre o qual apoia o entablamento.
Na base ou pedestal adossa mesa de altar de perfil avultado em forma de "S" invertido.
Ático ou remate superior do retábulo com prolongamento do vão central encimado por frontão quebrado; moldura (guardapó) com arco formeiro de volta inteira envolvendo todo o retábulo e destacando-o do plano da parede.
Origem/Historial: De acordo com o livro de inventário de 1942, o retábulo é proveniente do Convento de Sá de Aveiro bem como a imagem de São Francisco de Paula;
Consta ainda de um documento existente na Torre do Tombo a referência à vinda de três altares de talha pintada do suprimido Convento de Sá em 1885.
Incorporação: Transferëncia do Convento das Madres de Sá em 1885/ Disposição legal
Bibliografia
ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960
LAMEIRA, Francisco Ildefonso - I Congresso Internacional do Barroco. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 1991
PINTO, Maria Helena Mendes - "José Francisco de Paiva - ensamblador e arquitecto do Porto - 1744/1824". Lisboa: Ministério da Educação- M.N.A.A., 1973