Descrição: Conjunto de dois baixos-relevos, de retábulo de altar, em pedra calcária branca, de forma rectangular, intitulado "Descida da Cruz", representando um deles Nicodemos e o outro José de Arimateia, em corpo inteiro, segurando uma escada, cada um.
Origem/Historial: Provenientes do altar da "Capela dos Lançarotes" (Capela de Santa Cruz), do morgado de Vilarinho, da família Couceiro da Costa, vendida no séc. XVIII, à Confraria do Santíssimo Sacramento, instalando-se então nela a Capela do Santíssimo Sacramento da Igreja de Vera Cruz, de Aveiro (demolida no final do séc. XIX), segundo Rangel de QUADROS.
Originariamente uma capela desta família de Aveiro, remonta ao séc. XVI, fundada por António... Ver mais Gonçalves, falecido antes de 12-02-1578 e sua mulher Isabel Dias, falecida a 27-02-1578, cuja fortuna se deve a actividade de construção naval. Este casal teve uma filha, Filipa Antónia, que viria a casar com Fernão Lançarote, dai a capela ser conhecida por Capela dos Lançarotes.
Incorporação: Recolha e entrada da escultura em pedra da Igreja de Vera Cruz de Aveiro, em 11 de Abril de 1911, no Museu de Aveiro.
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
COSTA, Madalena Cardoso da - "A colecção de escultura em pedra do Museu de Aveiro - As Pedras de Vera Cruz", in MUSEU, IVª Séri, nº 15, pp. 115-156. Porto: Círculo José de Figueiredo, 2005
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960