Descrição: Crucifixo, denominado de "Santa Joana", princesa, porque a ela atribuido (Ver Origem/Historial), em madeira, com Cristo crucificado morto numa cruz latina, com uma tabela com a inscrição "I.N.R.I" pregada à parte superior do braço vertical.
A figura de Cristo tem a cabeça inclinada sobre o seu lado direito, com o rosto com os olhos fechados, com barba e bigode, apresentando-se com cabelo natural, levando sobre a cabeça uma coroa de espinhos feita em arame; à cintura tem atado um cendal dourado. Aberta no peito tem uma ferida da qual jorra sangue vermelho pintado, bem como nos braços e pulsos, presos, com cravos de metal, um de cada lado da cruz, nos braços laterais, e nos pés, sobrepostos o direito sobre o esquerdo, presos com um cravo de metal, na parte inferior da cruz do braço vertical.
A cruz é bastante mais comprida do que a figura de Cristo.
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro, segundo a tradição foi pertença da Princesa Santa Joana, e, segundo a mesma lenda, terá sido o crucifixo que a Princesa empunhava na hora da sua morte.
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro que passou ao fundo do Museu de Aveiro, quando da sua constituição (1911-1912).
Bibliografia
Catálogo da Exposição de Arte Religiosa no Colégio de Santa Joana Princesa. Aveiro: 1895
EVA, Novembro de 1968: Lisboa, 1968
GONÇALVES, António Nogueira - Inventário artístico de Portugal- Distrito de Aveiro - zona sul, Academia Nacional de Belas Artes. Lisboa, vol. VI: 1959
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
Catálogo da Exposição "Santa Joana de Aveiro - Devoção e Festa", 2016, Aveiro: Museu de Aveiro, 12 de Maio -28 de Agosto.