Técnica: Madeira dourada, estofada e policromada.
Entalhamento da madeira com recamo e ensamblagem de elementos;
Dimensões (cm): Alt. 190 x Larg. 125 x Prof. 70
Descrição: Caixa paralelipípeda, com três faces envidraçadas. Embasamento com banqueta de perfil em "S" invertido, com camada crómatica azul imitando pedra (lápis lazuli); arestas simulando pilastras ou quartelões com três registos, sendo o primeiro em bojo com recamo de folhas de acanto; o intermédio em bojo mas mais alongado do que o anterior e com idêntico recamo de acanto e o terceiro de faces rectangulares e secção quadrada; tem porta envidraçada na face lateral esquerda; vidros contornados por moldura pintada de azul com cercadura fina a dourado sendo esta moldura recortada no fecho.
Remates triangulares em cada uma das faces sendo o de maior dimensão o do alçado principal; têem decoração concheada e vegetalista, pintada e recortada fechando com palmeta dourada ao centro; rectaguarda e cobertura policromados no interior, com decoração floral imitando tecido.
Origem/Historial: A Maquineta com nº. invº. 13/M e a mesa de altar com nº. invº. 13a/M podem ser provenientes do Convento de Sá visto terem vindo três altares em talha com pintura e dourados que carecem confirmação;
Incorporação: Transferência / Disposição Legal do Convento de Jesus
Centro de Fabrico: Desconhecido
Bibliografia
ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de Talha Dourad, Ensamblagem e Pintura. Porto: Diocese do Porto, 1984, Vol.II,
LAMEIRA, Francisco Ildefonso - I Congresso Internacional do Barroco. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 1991
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.