Técnica: Madeira dourada, estofada e policromada.
Entalhamento da madeira com recamo e ensamblagem de elementos;
Dimensões (cm): Alt. 190 x Larg. 125 x Prof. 70
Descrição: Caixa paralelipípeda, com tampo e três faces decoradas: a dianteira e laterais; a face dianteira, rectangular, apresenta-se com perfil plano sobre a qual adossa frontal de altar em madeira pintada, obedecendo a um esquema decorativo que imita tecido de motivos florais de padrão repetitivo; as duas faces laterais, simétricamente iguais, têm perfil recto e tratamento crómatico a imitar mármores de cor vermelha e azul (imitando lápis lazul); ao centro tem desenho de cartela com cercadura floral a dourado; o tampo é liso e pintado.
No alçado principal o frontal apresenra decoração com ornatos florais formando uma malha geométrica com subdivisão do desenho segundo três campos subdivididos por galões dourados; tem frontaleira subdividida em seis secções, intercaladas com galão dourado e com franja inferior. Este frontal tem decoração em ambas as faces distinguindo-se o desenho pela cor.
Origem/Historial: Teremos que verificar cruzando inventários antigos se esta peça é proveniente do Convento da Madre de Deus de Sá comparando com os retábulos das Igrejas encerradas em 1834.
Incorporação: Transferência / Disposição Legal do Convento de Jesus
Bibliografia
ALVES, Natália Marinho Ferreira - A Arte da Talha no Porto na Época Barroca. Porto: Câmara Municipal do Porto, 1989
BRANDÃO, Domingos de Pinho - Obra de Talha Dourad, Ensamblagem e Pintura. Porto: Diocese do Porto, 1984, Vol.II,
LAMEIRA, Francisco Ildefonso - I Congresso Internacional do Barroco. Porto: Universidade do Porto, Faculdade de Letras, 1991
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.