Descrição: Peça que serve de suporte a vela ou tocha; é constituda por base, haste e copo com arandela móvel.
Tem base circular assente em três pés em forma de bolacha; o desenho da base é reentrante e em forma de quarto de círculo; tem cercadura de caneluras verticais que se prolongam até à intersecção com a haste; une a base à haste um anel com folhagem miúda de acanto, estelisadas entalhadas e douradas; haste em forma de balaustrada com busto bojado junto á base e decorado com canelura e entrecana verticais. Copo de arandela com dois nós ornamentados, o inferior em forma de bolacha com cercadura de perlado e o superior com gola de perfil recto sobre bojo decorado com canelados. Arandela de metal, amovível e decorada com folhas de loureiro ligadas pelo pedúnculo na parte inferior da peça.
Faz parte desta banqueta com 4 tocheiros a peça de inv. nº 189/B que corresponde a um crucifixo do Altar de Santa Joana.
Origem/Historial: Estes tocheiros foram pretença da antiga Sé Episcopal de Aveiro, séc. XVII-XVIII; há registo destas peças no roteiro de 1960 de Antonio Manuel Gonçalves pág. 46. Fazem parte de uma banqueta de altar ao qual pretence o crucifixo 189/B. Formam um conjunto de 4 tocheiros.
Incorporação: Transferência por Disposição legal do Convento de Jesus de Aveiro
Bibliografia
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960