Descrição: Escultura de vulto, em madeira estofada, policromada e dourada representando um Anjo, tradicionalmente designado por "Anjo Candelário".
O Anjo apresenta-se com tronco, ombros, braços e cara com carnações, com cabelos com risca ao meio, com caracóis em canudos, que caem até aos ombros.
Veste uma túnica com decoração estofada e policromada até aos pés, cingida na cintura com uma faixa vermelha, deixando o ombro esquerdo destapado, e deixando ver as pernas a descoberto, sobre a qual tem uma capa, que traça pelo ombro direito caindo pelo seu lado esquerdo. Os pés têm calçados umas sandálias, das quais sobe uma meia ate ao tornozelo, nele se vendo uma flor. A imagem assenta numa base de madeira, em forma de nuvem.
Origem/Historial: Provenientes do Convento de Jesus, Aveiro (Ver Incorporação)
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro integrado nas colecções do Museu de Aveiro, quando da sua organização e constituição legal, entre 1911 e 1912.
Bibliografia
BEAUMONT, Mª Alice - As 50 Melhores Obras de Arte em Museus Portugueses. Lisboa: I.P.M., 1991
Catálogo da Exposição de Arte Portuguesa em Londres (800-1800) Royal Academy of Arts, Londres. Londres: Royal Academy of Arts, Londres, U.K., 1955-1956
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960
SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: Bertrand, 2º vol., 1950
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN
Exposições
Exposição de Arte Portuguesa em Londres (800-1800)