Descrição: Escultura de vulto, em madeira estofada, policromada e dourada representando um Anjo, tradicionalmente designado por "Anjo Candelário".
O Anjo apresenta-se com tronco, ombros, braços e cara com carnações, com cabelos, com risca ao meio, com caracóis em canudos, que caem até aos ombros.
Veste uma túnica com decoração estofada e policromada até aos pés, cingida na cintura por uma faixa vermelha, deixando o ombro esquerdo destapado, e deixando as pernas a descoberto, sobre a qual tem uma capa, que vem pelo ombro direito e que cai pelo seu lado esquerdo. Os pés têm calçados umas sandálias, das quais sobe uma meia ate ao tornozelo, nele se vendo uma flor. A imagem assenta numa base de madeira, em forma de nuvem.
Origem/Historial: Provenientes do Convento de Jesus, Aveiro (ver incorporação).
Incorporação: Faz parte, com o seu par do Fundo Antigo do Museu de Aveiro. integrada nas colecções do Museu de Aveiro, quando da sua organização e constituição legal, entre 1911 e 1912.
Bibliografia
BEAUMONT, Mª Alice - As 50 Melhores Obras de Arte em Museus Portugueses. Lisboa: I.P.M., 1991
Catálogo da Exposição de Arte Portuguesa em Londres (800-1800) Royal Academy of Arts, Londres. Londres: Royal Academy of Arts, Londres, U.K., 1955-1956
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
GONÇALVES, António Manuel - Roteiro do Museu de Aveiro. Aveiro: 1960
SANTOS, Reynaldo dos - A Escultura em Portugal. Lisboa: Bertrand, 2º vol., 1950
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN
Exposições
Exposição de Arte Portuguesa em Londres (800-1800)