Sant' Ana ensinando a Virgem a ler (iconográfico)
-
Museu: Museu de Aveiro
-
Nº de Inventário: 32/B
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Não identificado (Oficina de escultura)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: madeira
-
Técnica: esculpido; policromia
-
Dimensões (cm): Comp. 35 x Alt. 81 x Larg. 48
-
Descrição: Grupo escultórico, em madeira policromada, estofada e dourada, representando Sant' Ana ensinando a Virgem a ler, constituído pela escultura de Sant' Ana sentada numa cadeira e pela da Virgem Nossa Senhora de pé.
Sant' Ana apresenta-se sentada numa cadeira de espaldar alto, de fundo azul, com decoração de bolas e desenhos dourados (com as costas pintadas de vermelho), de frente, ligeiramente voltada sobre a sua esquerda, dirigindo o olhar com sorriso, para a Virgem Nossa Senhora que se encontra de pé junto à cadeira e dos seus joelhos, com as mãos pousadas no colo de Sant' Ana segurando um livro, com capas vermelhas e folhas com debrum dourado, aberto ao meio (Ver inscrições); Sant' Ana tem o seu braço direito apoiado no braço da cadeira, com a mão no regaço e com a sua mão esquerda, segura a da Virgem Nossa Senhora que segue com os dedos as linhas do livro, "aprendendo a ler" (Ver Representação).
A figura de Sant' Ana veste uma túnica até aos pés, policromada com estampado, estofado de flores em vermelho, azuis e dourados, e um manto que lhe cai pelos braços seguro no regaço, onde sobressai o dourado; na cabeça leva uma coifa branca, até ao pescoço formando uma gola, drapeada na horizontal, sobre o peito, deixando a cara destapada; coifa sobreposta de véu curto, até aos ombros, também branco, com decoração de motivos dourados. A túnica e o manto de Sant' Ana são debruados a dourado.
Nossa Senhora veste um vestido até aos pés, policromado, com estampado estofado de flores de cores azul e dourado, e vermelho, preso na cintura com um cinto feito de cordão de várias voltas, e tem um manto sobre o seu ombro direito que lhe cai pelas costas, policromado, vermelho por dentro e azul por fora, com barra de cor dourada, igual à barra dourada da sua túnica junto aos pés; a túnica da Virgem tem mangas pelos cotovelos, e decote redondo deixando ver as carnações do pescoço e braços, cor rosa, tais como as das suas mãos e as das mãos e cara de Sant' Ana; a sua cara, com a mesma carnação, apresenta-se em cabelo de caracóis de cor castanho claro apanhados num penteado de menina, que lhe cai até às costas. A figura de vulto da Virgem Nossa Senhora assenta numa base de madeira vermelha "marmoreada", de forma quadrada, com os cantos cortados.
Este conjunto escultórico de Sant' Ana e Nossa Senhora assenta, por sua vez, numa base, também de madeira de forma rectangular, com os cantos cortados, de cor azul e branco amarelado, "marmoreada".
-
-
Origem/Historial: Proveniente do Convento de S. João Evangelista, de Aveiro (Ordem Carmelita - ramo feminino).
-
Incorporação: Mandato legal: transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Dec. de 1910 (que retoma os de 1834), neste caso do Convento das Carmelitas de Aveiro, para o Museu de Aveiro, quando da sua constituição, em 1911-1912.
-
Bibliografia
- COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
- Policromia, Actas do Congresso, Lisboa, 29 a 31 Out. 2002. Lisboa: I.P.C.R. / Programa Raphael, 2004
- QUADROS, Rangel de - AVEIRO - Apontamentos históricos. (Aveiro): policopiado, 1978
- Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN