Técnica: Entalhamento de elementos a partir do mesmo suporte como se fosse um alto relevo;
Dimensões (cm): Alt. 350 x Larg. 24
Descrição: Peça poligonal com desenho de escudo tipo peninsular; tem esculpida uma águia coroada e afrontada carregando no bico objecto não identificado; está assente sobre livro comdois fechos na zona contrária à lombada; no remate a seguinte inscrição: "IVRIV ...SPIO". Tem pintura sobre a madeira de tons vermelhos aplicada no fundo da peça; são visíveis na moldura áreas a dourado;
Placa de madeira esculpida, com escurecimento da madeira e algum ouro pintado, o fundo da placa tem revestimento pictórico de tous avermelhado. Representação figurativa da uma águia com coroa no topo, estando este sobre um livro fechado.
O livro é representado com a Lousada para cima e com 2 fechos (ferragens esculpidas na madeira) na parte inferior do livro. De referir a inscrição relevada na cauda superior do escudete.
"INRN ...SPIO": In Princípio
Origem/Historial: Este escudete entalhada, dourado e policromado estava suspenso sob o arco de entrada da Capela, que teria na oriegm um pórtico de madeira a cobrir o ombral da porta, decorado e policromado.
Incorporação: Mandato legal.
Transferência dos bens da Igreja para o Estado segundo o Dec. de 1910 (que retoma os de 1834), do Convento de Jesus de Aveiro para o Museu de Aveiro quando da sua constituição.
Bibliografia
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.