Descrição: Escultura de vulto, em barro policromado, de Santa Maria Madalena, dentro de maquineta de madeira, de forma rectangular de linhas direitas (Ver Elementos do Conjunto: Museu de Aveiro Inv. 25/M); a figura da Santa apresenta-se deitada, com um vestido longo, de cor verde, com decoração estampada de dourado, e envolta numa manta cor - de - laranja, com motivos dourados, do lado direito sobre o lado esquerdo, ao comprido, em posição de êxtase (Ver Representação), numa gruta com inúmera vegetação; o vestido, até aos tornozelos, deixa os pés descalços a descoberto, bem como, com meias-mangas, os braços a descoberto; cobrem-na no entanto os seus longos cabelos soltos, compridos, até à cintura e regaço; a cabeça, sem véu, nem coifa, está apoiada num braço, ladeada por um vaso de perfume, e apresenta-se com um livro aberto ao meio sobre a outra mão. Ao longo da imagem, pelo meio da vegetação, proliferam várias conchas pintadas com flores de cores vermelhas
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro (Ordem Dominicana - ramo feminino), provavelmente da Capela de Santa Maria Madalena, hoje desaparecida.
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro que integrou as colecções. para o Museu Aveiro, quando da sua constituição e criação legal (1911-1912).
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN