Descrição: Baixo-relevo, em madeira policromada e dourada representando o Calvário, com as figuras de Nossa Senhora à direita, S. João Evangelista à esquerda e Santa Maria Madalena em baixo, aos pés do Crucifixo.
O Baixo-relevo tem como pano de fundo a madeira revestida a folha de ouro com um resplendor esculpido com os raios incisos, ao meio do qual foi colocado um crucifixo com cruz de madeira de pau santo e Cristo esculpido em madeira, do Séc. XV. (Ver Museu de Aveiro Inv. 314/B). Ladeiam-no do Seu lado direito a figura de Nossa Senhora, esculpida em baixo-relevo, com um manto de cores verde e dourado, que Lhe cobre a cabeça, por cima da coifa branca, com a Sua cara de expressão dolorosa olhando em direcção a Jesus, com os braços cruzados no peito, e se estende até aos pés. Abaixo de Nossa Senhora, ajoelhada, está a figura de Santa Maria Madalena, em cabelo, também em baixo-relevo, com um vestido de cores diversas, decorado com motivos vegetalistas, com um manto azul e vermelho no interior. Stª Madalena, tenta abraçar o Crucifixo com os seu braço esquerdo, que segura os seus cabelos, por detrás da Cruz. Do lado esquerdo do Crucifixo está representada a figura de S. João Evangelista, também em baixo-relevo, com expressão imberbe, com cabelos castanho escuro aos caracóis, que veste um fato de cores vermelho. amarelo e dourado, com motivos florais, de cor verde escura, debruado aouro, que cai até aos pés, descalços. Tem os dois braços abertos o da direita para cima para Cristo e o esquerdo para baixo.
Origem/Historial: Proveniente do Coro-alto do Convento de Jesus de Aveiro. (Ordem Dominicana, ramo feminino), onde ainda hoje se conserva "in situ".
Foi mandado executar no priorado de Soror Catarina de Jesus Maria ou Soares, dita "a Tangerina" (1730-1734), encontrando-se a inscrição do seu nome, no topo do coro-alto junto ao acesso à capela devocional interior, Capela de Nossa Senhora da Conceição.
Incorporação: Fundo de origem do Convento de Jesus de Aveiro, no caso do Coro-alto do convento, revestindo a parte acima da grade da clausura, onde ainda hoje se encontra.
Bibliografia
EVA, Novembro de 1968: Lisboa, 1968
GONÇALVES, António Nogueira - Inventário artístico de Portugal- Distrito de Aveiro - zona sul, Academia Nacional de Belas Artes. Lisboa, vol. VI: 1959
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN
Exposições
Programa Facies Christi -11 de Abril de 2017, org. CMA