Descrição: Crucifixo em madeira, com Cristo esculpido em madeira clara. O Cristo apresenta-se com a cabeça pendente sobre o seu lado direito, com os olhos fechados, de cristo morto, com barba bifurcada. O cabelo original era cabelo natural que já não tem.
Está crucificado na cruz com os dois braços abertos na horizontal. No ventre tem um cendal preso sobre o Seu lado direito. As pernas caem direitas tendo os pés sobrpostos, o direito sobre o esquerdo.
Origem/Historial: Proveniente do Convento de Jesus de Aveiro.
Oferecido ao Convento de Jesus de Aveiro pelo clérigo Francisco Zuzarte, contemporaneamente à fundação do Convento. Este crucifixo presidiu à procissão da fundação do Convento de Jesus (Ver Bibliografia).
Além disso foi diante deste crucifixo que a Princesa Santa Joana fez os seus votos particulares de pibreza, castidade e obediência.
Foi "raproveitado" no séc. XVII, nas obras empreeendidas no Coro-alto pela prioresa D. Catarina de Jesus, dita a "Tangerina", sendo colocado, nomeadamente no baixo-relevo do Calvário, acima da grade (MA Inv. 524/B). (Ver Observações).
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro.
Bibliografia
COSTA, CARDOSO DA, Madalena - "A Colecção de Escultura do Museu de Aveiro - historial, proveniência e constirtuição", comunicação nos 30 anos do G.A.A.C., Coimbra, 2008, (em publicação in, Munda. Coimbra: GAAC, 2009-2010
EVA, Novembro de 1968: Lisboa, 1968
SANTOS, Domingos Maurício Gomes dos (s.j.), 1963-7, O Mosteiro de Jesus de Aveiro, Lisboa: Companhia de Diamantes de Angola, Museu do Dundo.
SANTANA, Maria José, "Museu de Aveiro dá mais visibilidade ao seu Cristo Crucificado do séc. XV", in Público, 4 de Abril de 2017
Postal: "Facies Christi - Cristo Crucificado do Coro-alto - séc. XV - Museu de Aveiro / Santa Joana", CMA, 4-2017
Exposições
"Facies Christi", ed. CMA, Museu de Aveiro, 11 de Abril de 2017