Descrição: Escultura de vulto em madeira policromada representando São Jos, que com Nossa Senhora / Virgem Maria (Inv. 82/B) foram a Sagrada Família.
A figura apresenta-se de pé, de frente, vestindo uma túnica de cor azulada/ esverdeado com barra dourada decorada, contrabalançando com as cores da capa que leva por cima, na posição inversa, que segura com a mão direita. Calça meias botas altas, apretas e castanhas, das cores do couro.
Apresenta as maçãs do rosto rosadas em carnação, mas coim barba e cabelo castanhos até aos ombros. Também em carnação são as suas mãos, segurando a capa, amas já à altura do peito, denotando uma atitude orante. A imagem assenta numa base, de uma dimensão de altura, maior do que o costume para este tipo de imagens, mas proporcional, também de madeira, denotando um gosto já o séc. XIX (do avançado barroco do séc. XVIII, data da imagem, para o rococó), de cor verde escura, realçada por motivos decorativos dourados.
Origem/Historial: Proveniente de alguma casa religiosa, mesmo Casa Episcopal, ou de convento extinto, quando da extinção das Ordens Religiosas em 1910. (Ver Incorporação).
Incorporação: Fundo de origem do Museu de Aveiro, quando da sua constituição: instalação em 1911, e criação legal em 1912.
Exposições
: “O Natal e suas Figuras” - Exposição de Presépios e Figuras de Natal encenadas e instaladas em maquinetas, das coleções do Museu de Aveiro