Descrição: Escultura de vulto em madeira policromada representando a Virgem, ou Nossa Senhora, que com São José (Inv. 83/B) foram a Sagrada Família.
Nossa Senhora veste túnica de tom beije amarelado com decoração de pontos, pequenas flores (um estofado muito leve), preso na cintura, com um cinto de cor avermelhada, e leva uma capa pelas costas de cor azul (cor associada a Nossa Senhora), debruada a ouro, cujas pontas segura, já à frente, nas mãos. Sobre a cabeça leva um véu de tecido (similar ao da túnica e manto, ou seja, encorpado), e apresenta as maçãs rosadas em carnação, Também em carnação são as suas mãos; os pés estarão até calçados, mas a biqueira está indistinta da túnica.
A imagem assenta numa base, de uma dimensão de altura, maior do que o costume para este tipo de imagens, mas proporcional, também de madeira, denotando um gosto já o séc. XIX (do avançado barroco para o rócócó), de cor verde escura, realçada por motivos decorativos dourados.
Origem/Historial: Proveniente de alguma casa religiosa, mesmo Casa Episcopal, ou de convento extinto, quando da extinção das Ordens Religiosas em 1910. (Ver Incorporação).
Incorporação: Fundo de origem do Museu de Aveiro, quando da sua constituição: instalação em 1911, e criação legal em 1912.
Exposições
: “O Natal e suas Figuras” - Exposição de Presépios e Figuras de Natal encenadas e instaladas em maquinetas, das coleções do Museu de Aveiro