Cilha do Arreio de Montada à Gaúcho (rural)

  • Museu: Museu Nacional dos Coches
  • Nº de Inventário: A 1956
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Meios de transporte
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1885/1900
  • Dimensões (cm): Comp. 181 x Larg. 20 (couro); 30 (malha)
  • Descrição: Cilha (2 peças). A que se coloca na parte superior da montada em couro branco bastante decorada com motivos geométricos puncionados ( estrelas, ziguezagues, motivos ondulados,etc.) terminada por pequenas argolas revestidas parcilamente por couro branco e tem uma tira de couro branco presa a uma argola com o comprimento de 139 cm, que faz o ajuste à peça que se coloca na parte de baixo do cavalo ou mula. Esta peça tem duas grandes argolas de ferro revestidas parcialmente a couro preto recortado e remates de couro revestido de um dos lados a malha de cor cru, estas duas partes estão ligadas por 72 fios entrançados. Na zona central estes fios agrgam-se por reforço de malha do mesmo materioal e numa das ponta tem reforço de couro com uma pequena argola para prender à sela.
  • Origem/Historial: Arreio gaúcho oferecido a D. Carlos de Portugal pelo presidente do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil), Dr. Borges de Medeiros, por intermédio do Ministro de Portugal no Brasil. A sela gaúcha é a única que não possui arções de madeira, o que se explica pela escassez de matérias-primas na "pampa" sul-americana. Em tempos mais remotos, a sela era construída pelo próprio gaúcho que, apesar das reais dificuldades económicas, empenhava o pouco que possuía no cavalo, seu único instrumento de trabalho e fonte de rendimentos. Para além de transporte, cama e alimento, o cavalo fornecia ainda o couro que era utilizado naconstrução da sela - "recado" -, sobretudo nos "bastos de laderas", ou seja, os legítimos substitutos dos arções. Colocadas sobre a manta e o suadouro, estas protuberâncias eram por último cobertas com um rectângulo de couro a que se dá o nome de "encimera", fixo por meio de uma correia larga (cerca de 20 cm), que ajudava a consolidar as diferentes partes constitutivas da sela. Os loros, suspensos da "encimera", posicionavam os estribos perpendicularmente em relação ao assento. O selim e o respectivo arreio gaúcho que integram o espólio do M.N.C. são peças de grande luxo, a avaliar pela quantidade de prata utilizada na sua decoração. Constituíam propriedade particular da Família Real Portuguesa antes de darem entrada no Museu.
  • Incorporação: Administração da extinta Casa Real. Fundo antigo do Museu.

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