O casamento de Alexandre o Grande com Roxana/Série: A História de Alexandre

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 64 Tap
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Têxteis
  • Autor: Autor não identificado (-)
  • Datação: Século 18
  • Técnica: Tapeçaria.
  • Dimensões (cm): Alt. 491 x Larg. 695
  • Descrição: Tapeçaria com a representação do casamento de Alexandre o Grande com Roxana, que decorre no interior de um palácio bactriano; simbolicamente Alexandre, secundado provavelmente por Heféstio, entrega a coroa a Roxana, filha de Oxiartes, futura mãe de Alexandre IV. No campo inferior apresenta um fragmento de uma outra tapeçaria, onde figura uma dançarina com uma pandeireta, que foi aplicada para colmatar uma grande lacuna. A cercadura é preenchida por grinaldas de flores, medalhões com panóplias e putti, mimetizando uma moldura de talha dourada. Na cercadura superior ao centro, possui um medalhão com o busto de Alexandre. No verso, possui inscrições relativas ao número de panos e dimensões, e carimbos da Manufacture Royale de Aubusson. Este episódio de Alexandre surgiu associado à produção posterior de Aubusson, não integrando a História inicialmente pintada por Charles Le Brun, focada nos seus feitos militares.
  • Origem/Historial: Transferência do Tribunal da Relação de Lisboa em 1915. Integra um conjunto de 6 panos alusivos à História de Alexandre (3 de grandes dimensões e 3 sobre-portas): A Batalha de Granico (62 Tap), A Família de Dario aos pés de Alexandre (63 Tap), Alexandre oferecendo a coroa a Roxana (64 tap) e 3 sobre-portas com paisagens (59, 60 e 61 tap). Originalmente este conjunto era formado por 43 panos: 12 que ilustravam cenas da História de Alexandre, e 18 sobre-portas com paisagens. O conjunto esteve disposto no edifício do Erário Régio, que posteriormente foi convertido em Tribunal da Relação de Lisboa (1751). “Em 1870, procedendo-se a obras no Tribunal da Relação, sob a direção do arquiteto Parente, foram removidas para um depósito as obras públicas – 9 dos panos grandes, foram então vendidos ao “bric-a-brac” Passos, com armazém no Passeio Publico por 200$00. As sobre-portas não se sabe o destino que tiveram. (…) O estofador Oliveira, que nessa data tinha o estabelecimento junto ao teatro do Gymnasio, foi o encarregado pelo arquiteto Parente de colocar os panos, nas salas do tribunal, e para os ajeitar no seu lugar, não exitou em os cortar e dobrar.” [ver Bibliografia, Mendonça, 1940]. No Tribunal apenas permaneceram nas paredes os panos que foram incorporados no MNAA. Entre 2 de janeiro e 22 de fevereiro de 1906, o conjunto foi alvo de intervenção coordenada pelo Dr. João Taborda de Magalhães, sob patrocínio do príncipe regente D. Luís Filipe [ver Bibliografia]. A série original de tapeçarias da História de Alexandre, em que se baseia a série do MNAA, era composta por 5 panos e foram tecidas a partir das pinturas que Charles Le Brun (1619-1690) executou para Luís XIV. As pinturas foram transpostas para cartões e foram tecidas pela Manufacture Royale des Gobelins entre os anos de 1680 e 1687. A série era composta pela Tenda de Dario (a primeira das pinturas a ser encomendada por Luís XIV em 1661), seguida da Batalha de Granico (ou passagem do Granico), A Batalha de Arbela, A Entrada triunfal na Babilónia e a Derrota de Porus, pintadas por Le Brun entre 1661 e 1668. A série de tremendas dimensões, visava glorificar Alexandre e o rei francês, associando-os pelas virtudes que ambos partilhavam. Na Manufacture foram realizados duas séries de cartões um para baixo liço e outro para alto liço; durante este processo a série foi ampliada de 5 panos para doze, com o acrescento de pequenas cenas que ladeavam os panos maiores. Entre 1664 e 1668 foram produzidas 4 séries de alto liço, e outras 4 de baixo liço, todas para a casa real francesa que as foi oferecendo como prendas diplomáticas. Posteriormente, numerosas séries foram tecidas em Aubusson, Oudenaarde e Bruxelas. Esta série do MNAA é muito semelhante à série da História de Alexandre que se encontra no Ightham Mote, Kent/National Trust. Apesar das tapeçarias do MNAA não possuírem atualmente marca de tapeceiro, existe o registo escrito de que continham a marca de Aubusson na cercadura inferior; estas cercaduras foram retiradas durante o restauro no início do século XX por se encontrarem muito degradadas. O MNAA possui dois conjuntos de tapeçarias baseadas nas pinturas de Le Brun: uma produzida em Bruxelas (35 a 37 Tap) e outra produzida em França (59 a 64 Tap). Os cartões enviados para Aubusson da História de Alexandre foram uma versão simplificada dos desenho de Le Brun sendo notória a variação entre a qualidade das tapeçarias inicialmente produzidas em Gobelins e as posteriores tecidas em Aubusson: o número de figuras diminuiu substancialmente e o detalhe das personagens e plano de fundo são associados às séries produzidas neste centro tapeceiro. Histórico de conservação: Foi realizada uma intervenção de higienização, verificação do estado de conservação e acondicionamento a 07.10.2024.
  • Incorporação: Transferência do Tribunal da Relação de Lisboa, em 1915.
  • Centro de Fabrico: França, Manufacture Royale d'Aubusson

Bibliografia

  • Taborda, João (1906). Os Pannos de Ráz do Tribunal da Relação, in Diário Ilustrado de 7 de março.
  • Taborda, João (1905). Os pannos da Arraz da Relação, in Diário Ilustrado de 22 de novembro.
  • MENDONÇA, Maria José de - Inventário de Tapeçarias Existentes em Museus e Palácios Nacionais. Lisboa: I.P.P.C., 1983
  • Mendonça, Maria José de - Inventário da colecção de tapeçarias do Museu das Janelas Verdes [texto dactilografado]. Lisboa : [s. n.], 1940.
  • Silva Bastos (1906) “Panos de Arras da Relação de Lisboa” in Ilustração Portuguesa, vol. II, 17 de Setembro, p. 213-217.
  • Powell, Catherine (2016). Charles Le Brun and the Replicas of The Triumphs of Alexander: extending a reputation through weaving and print. Cooper-Hewitt, National Design Museum and Parsons The New School for Design.

Obras relacionadas

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