Técnica: Tecido: seda lavrada.
Bordado directo a pontos de ouro.
Galão: bordado
Dimensões (cm): Alt. 17 x Larg. 21
Descrição: Túnica com decote chegado, com pregueado a acentuar o efeito em "evasé" e mangas largas e curtas. Parte posterior do vestido com abertura sensivelmente até metade da altura da peça. Tecido lavrado de seda branca com pequenos motivos florais, sobre o qual surgem estrelas dispersas e um ramo florido ao centro, de pequenas dimensões.
Uma fina ramagem florida com bordado relevado forma uma barra junto ao perimetro inferior da peça. Mangas, decote e limite inferior da peça com aplicação de galão dourado com efeitos concheados. Ainda nas mangas e decote, aplicação de renda branca e contorno a cordãozinho dourado.
Origem/Historial: A peça pertenceu ao padre Bruno Teles, que a legou a outro padre que o sucedeu na freguesia (?). Este, por sua vez, deixou-o em testamento ao sr. Manuel da silva Cravo, natural de Aveiro, morador na rua do vento 110 (Beira Mar). Este deixou-o à mulher do sr. Aristídes Maia Carvalho, morador na rua D. Manuel Trindade Salgueiro, Bairro Peralta, casa nº1, Gafanha da Nazaré, Ílhavo, que assim descreveu a história da peça.
Foi este último que o vendeu ao Museu de Aveiro por 90.000$00.
Incorporação: Adquirida ao sr. Manuel Trindade Salgueiro da Gafanha da Nazaré.
Segundo o vendedor, a peça pertenceu ao Padre Bruno Teles que a legou a outro padre que o sucedeu na freguesia. Este, por sua vez, deixou-a em testamento ao Sr. Manuel da Silva Cravo, natural de Aveiro, morador na Rua do Vento, 110 (bairro da Beira-Mar). Este, por sua vez, deixou a peça à mulher do Sr. Aristides Maia Carvalho, morador na Rua D. Manuel Trindade Salgueiro, bairro da Peralta, casa nº 1, Gafanha da Nazaré, Ílhavo. Foi este último que o vendeu ao Museu De Aveiro.