Técnica: Tecido em gorgorão de seda com aplicação de lantejoulas, missangas e ponto de ouro sujeito a fio de seda
Dimensões (cm): Comp. 14.5 x Larg. 9
Descrição: Estreita tira de cartão forrada a seda branca bordada. Decoração com linhas sinuosas bordada a fio laminado, com lantejoulas nos espaços abertos. Aplicação de missangas verdes e vermelhas na zona lateral às linhas sinuosas. Forro vermelho. Extremidades da peça com atilhos.
Origem/Historial: A peça pertenceu ao padre Bruno Teles, que a legou a outro padre que o sucedeu na freguesia. Este, por sua vez, deixou-o em testamento ao sr. Manuel da silva Cravo, natural de Aveiro, morador na rua do vento 110 (Beira Mar). Este deixou-o à mulher do sr. AristÍdes Maia Carvalho, morador na rua D. Manuel Trindade Salgueiro, Bairro Peralta, casa nº1, Gafanha da Nazaré, Ílhavo, que assim descreveu a história da peça.
Incorporação: Adquirida ao sr. Manuel Trindade Salgueiro da Gafanha da Nazaré.
Segundo o vendedor, a peça pertenceu ao Padre Bruno Teles que a legou a outro padre que o sucedeu na freguesia. Este, por sua vez, deixou-a em testamento ao Sr. Manuel da Silva Cravo, natural de Aveiro, morador na Rua do Vento, 110 (bairro da Beira-Mar). Este, por sua vez, deixou a peça à mulher do Sr. Aristides Maia Carvalho, morador na Rua D. Manuel Trindade Salgueiro, bairro da Peralta, casa nº 1, Gafanha da Nazaré, Ílhavo. Foi este último que o vendeu ao Museu De Aveiro.