Descrição: Peça de linho branco, com forma de saia, sendo esta aberta na parte posterior. O tecido é franzido junto ao limite superior (correspondente à altura da cintura), fechando com um atilho, no mesmo material.
Duas pregas transversais, com pouca distância entre si, dividem a altura da peça em duas metades, sendo a inferior decorada com caixos de uva e motivos vegetalistas.
Uma estreita renda de abertos e fechados remata o limite inferior da peça.
Origem/Historial: A peça pertenceu ao padre Bruno Teles, que a legou a outro padre que o sucedeu na freguesia (?). Este, por sua vez, deixou-o em testamento ao sr. Manuel da Silva Cravo, natural de Aveiro, morador na rua do vento 110 (Beira Mar). Este deixou-o à mulher do sr. AristÍdes Maia Carvalho, morador na rua D. Manuel Trindade Salgueiro, Bairro Peralta, casa nº1, Gafanha da Nazaré, Ílhavo, que assim descreveu a história da peça e a vendeu ao Museu de Aveiro.
Incorporação: Adquirida ao sr. Manuel Trindade Salgueiro da Gafanha da Nazaré.
Segundo o vendedor, a peça pertenceu ao Padre Bruno Teles que a legou a outro padre que o sucedeu na freguesia. Este, por sua vez, deixou-a em testamento ao Sr. Manuel da Silva Cravo, natural de Aveiro, morador na Rua do Vento, 110 (bairro da Beira-Mar). Este, por sua vez, deixou a peça à mulher do Sr. Aristides Maia Carvalho, morador na Rua D. Manuel Trindade Salgueiro, bairro da Peralta, casa nº 1, Gafanha da Nazaré, Ílhavo. Foi este último que o vendeu ao Museu De Aveiro.