Técnica: Talha com motivos figurativos relevados e incisos na madeira com douramento e camada cromática.
Dimensões (cm): Alt. 58 x Larg. 37 x Esp. 5
Descrição: Moldura de contorno irregular, com entalhamento de motivos vegetalistas e em voluta e em forma de concha;
integra no vão central uma placa de madeira de castanho lisa de secção rectangular e simetria axial substituindo a gravura ou representação de oriegm; tem um friso interno em meia - cana seguido de caveto invertido; seguem-se-lhe quatro faixas com ensamblagem nos quatro vértices a 45 graus; são recortadas pelo exterior e apresentam desenho reentrante nos quatro extremos da moldura; cantos inferiores recortados e decorados com um par de vieiras ou bivalves contornados por elemento em auricular; nos remates da moldura destacam-se enrolamentos de acanto a ladear um pequeno frontão interrompido com palmeta no topo e cabeça de anjo alada em plano inferior; as asas policromadas interrompem o friso superior em caveto da referida moldura.
Origem/Historial: Esta moldura aparece referida no Catálogo da Exposição de Arte Religiosa do Colégio de Santa Joana Princesa de Aveiro, em 1895, com o nº. 148, pág. 22 secção de mobiliário. De acordo com o Inventário de bens do Convento de Jesus de Aveiro esta peça faria parte de um conjunto de sete pequenos quadros dourados existentes na Capela de Nossa Senhora das Dores.
No inventário de 1874 consta com o número 50, parte integrante da Capela da Nossa Senhora das Dores.
Incorporação: Transferência do Convento de Jesus de Aveiro por Disposição Legal
Centro de Fabrico: Desconhecido
Bibliografia
Catálogo da Exposição de Arte Religiosa no Colégio de Santa Joana Princesa. Aveiro: 1895
Inventário das Imagens, paramentos, alfaias e outros móveis, pertencentes ao Convento de Jesus de Aveiro. Fotocópiado do manuscrito: 04/03/1874
Exposições
EXPOSIÇÃO DE ARTE RELIGIOSA DO DISTRITO DE AVEIRO DE 1895.