Descrição: Moldura em madeira de castanho, entalhada, de secção rectangular e de leitura vertical; tem um friso interno em meia - cana seguido de perfil em caveto invertido; seguem-se-lhe quatro faixas com ensamblagem de topo; estas faixas são recortadas pelo exterior tendo um desenho reentrante nas abas laterais esquerda e direita da moldura; nos quatro cantos destacam-se nos extremos inferiores da moldura dois elementos concheados inscritos em auricular e nos extremos superiores enrolamentos de acanto sobre segmentos em auricular; no remate da moldura destaca-se uma pequena cabeça de anjo alada com asas policromadas que preenchem o centro do fecho da moldura em "v"; sobre esta composição um frontão interrompido com vieira, entalhada e recortada, colocada no topo sob segmento de frontão com palmeta de cinco veios.
Origem/Historial: Esta peça faz conjunto com as peças idênticas com números de inventário 193/M e 194/M.
Fariam parte de um conjunto de sete quadros pequenos idênticos entre sí, dourados e policromados integrados na capela da Senhora das Dores de acordo com o inventário de 1895 número de ordem 50.
São molduras próprias da época da segunda metade do séc. XVIII e a tipologia e categoria formal bem como a gramática decorativa deste conjunto é semelhante à que define o vocabulário decorativo do retábulo de Nossa Senhora das Dores com número de inventário 2/M e 2a/M.
Incorporação: Transferência legal dos bens do Convento de Jesus de Aveiro por Disposição Legal.
Bibliografia
Catálogo da Exposição de Arte Religiosa no Collegio de Santa Joana Princeza em beneficio dos pobres de Aveiro. Aveiro: Minerva Central, 1895
Exposições
EXPOSIÇÃO DE ARTE RELIGIOSA DO DISTRITO DE AVEIRO DE 1895.