Técnica: os entalhamentos eram tidos como resultantes do trabalho de torno; ensamblagem de elementos unindo as quatro abas da moldura
Dimensões (cm): Alt. 450 x Larg. 30
Descrição: Moldura em madeira entalhada, profusamente trabalhada com motivos vegetalistas, folhas e flores, auriculares e concheados; integra uma placa de madeira de castanho lisa de secção rectangular, de leitura vertical que substitue a representação de origem, dita de pergaminho ( ver no inv. de 1874: 50);
Tem um friso interno em meia - cana seguido de caveto invertido; seguem-se-lhe quatro faixas com ensamblagem a 45ºC; estas faixas são recortadas pelo exterior tendo um desenho reentrante nos extremos da moldura; nestes quatro cantos destacam-se nos extremos inferiores um par de vieiras ou bivalves contornados por elemento em aurucular; nos remates da moldura destacam-se enrolamentos de acanto a ladear um pequeno frontão interrompido com palmeta no topo e cabeça de anjo alada em plano inferior; as asas policromadas interrompem o friso superior em caveto da referida moldura.
Origem/Historial: De acordo com o inventário de 1874 esta peça poderá ser uma das referidas no nº 50, pertencente a um conjunto de 7 molduras em talha dourada que se encontravem na Capela de Nossa Senhora das Dores do Convento de Jesus de Aveiro.
Incorporação: Transferência do convento de Jesus de Aveiro por disposição legal
Bibliografia
Catálogo da Exposição de Arte Religiosa no Collegio de Santa Joana Princeza em beneficio dos pobres de Aveiro. Aveiro: Minerva Central, 1895
Exposições
EXPOSIÇÃO DE ARTE RELIGIOSA DO DISTRITO DE AVEIRO DE 1895.