Descrição: Desenho nº III do Livro de Provisões, Inv. 2231;RB62. Este e o DA122, desenho nº IV do Livro, resultam da Provisão nº II, folha 17.
Desenho a tinta da china e aguada rosa sobre papel, contendo a planta da Sé de Coimbra, que com este projecto de reforma será transferida para a igreja do antigo Colégio da Companhia de Jesus, passando o antigo edifício da Sé a funcionar como Igreja da Misericórdia.
A grande alteração arquitectónica prevista nesta planta é a criação de uma sacristia no prolongamento da capela-mor, prevendo assim o corte da ábside dessa capela, com a construção de uma parede recta. A sacristia anularia assim os volumes da ábside e dos absidíolos no exterior.
O projecto não chegou a ser concretizado.
Escala gráfica expressa em palmos, no topo inferior, ao centro.
Enquadramento do desenho por duplo filete, a negro.
O manuscrito que contém esta planta integra-se na reforma da Universidade de Coimbra, concebida durante o mandato do Marquês de Pombal. Iniciada em 1772, continuou, mesmo depois do afastamento do Marquês, sob a orientação do reformador e reitor da universidade, D. Francisco de Lemos Pereira Coutinho, até 1779.
O responsável pelo projecto das obras foi William Elsden, cuja identificação foi inscrita no canto inferior esquerdo: «Guilherme Elsden Ten(en)te Coronel». Esta é uma cópia executada por um dos oficiais ajudantes, Guilherme Francisco Elsden, provavelmente filho daquele arquitecto.
Origem/Historial: O volume do qual faz parte este desenho esteve depositado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, desde 13 de Agosto de 1929 até Outubro de 1987, data em que regressou a este Museu.