Descrição: Desenho nº IX (desdobrável) do Livro de Provisões, Inv.2231;RB62; resultante da Provisão nº V daquele Livro, folha 44.
Desenho aguarelado: planta do Colégio das Artes com descrição dos espaços internos e envolventes, desenho a tinta da china e aguarelas rosa e verde sobre papel.
Escala gráfica expressa em palmos no canto inferior esquerdo.
Enquadramento do desenho feito por duplo filete, a negro.
O manuscrito que contém este desenho resulta da reforma da Universidade de Coimbra, concebida durante o mandato do Marquês de Pombal. Iniciada em 1772, continuou mesmo depois da "queda" do Marquês, sob a orientação do Bispo-conde, reformador e reitor da Universidade, D. Francisco de Lemos Pereira Coutinho, até 1779.
O responsável pelo projecto das obras foi William (Guilherme) Elsden, cuja identificação foi inscrita no canto inferior esquerdo: «Guilherme Elsden Ten(ent)e Cor(on)el». Esta planta foi uma cópia executada por um dos seus oficiais ajudantes, Izidoro Paulo Pereira.
Origem/Historial: O Livro de Provisões do qual faz parte este desenho esteve depositado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, desde 13 de Agosto de 1929, até Outubro de 1987, data em que regressou a este museu.