Técnica: Tinta da china e aguadas de tinta da china, rosa, amarela e castanha
Dimensões (cm): Comp. 51,2 x Alt. 37,3
Descrição: Desenho (desdobrável) com o nº X, contendo o levantamento, em planta, dos espaços pertencentes ao Castelo de Coimbra e sua envolvente, na sequência de uma Provisão do Marquês de Pombal - Provisão nº VI do Livro de Provisões, folha 54 - que determinou que aqueles terrenos passassem para a posse da Universidade, a fim de naquele local serem construídos o Observatório Astronómico, o Departamento dos Instrumentos Ópticos, as residências dos professores, etc.
Aparecem também indicadas as localizações do Colégio de S. Jerónimo e do Colégio dos Militares.
Escala gráfica expressa em palmos, no topo inferior, do lado esquerdo.
Desenho enquadrado por duplo filete, a negro.
O manuscrito que contém este desenho integra-se na reforma da Universidade de Coimbra, concebida durante o mandato do Marquês de Pombal. Iniciada em 1772, continuou, mesmo depois do afastamento do Marquês, sob a orientação do reformador e reitor da Universidade, D. Francisco de Lemos Pereira Coutinho, até 1779.
O responsável pelo projecto das obras foi William (Guilherme) Elsden, cuja identificação foi inscrita no canto inferior esquerdo: «Guilherme Elsden Ten(ent)e Cor(on)el». Esta planta foi uma cópia executada por um dos seus oficiais ajudantes, Guilherme Francisco Elsden.
Origem/Historial: O Livro de Provisões do qual faz parte este desenho esteve depositado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, desde 13 de Agosto de 1929, até Outubro de 1987, data em que regressou a este museu.