Descrição: Desenho nº VIII (desdobrável) do Livro de Provisões, Inv. 2231;RB62. Esta planta resulta da Provisão nºIV, folha 36 daquele livro. Esta planta diz respeito a um dos novos edifícios da Reforma dos Estudos em Coimbra, no tempo do Marquês de Pombal.
Desenho aguarelado representando em planta a implantação de um dos trunfos da reforma pombalina da Universidade de Coimbra: o Laboratório da Química.
Pela orientação e ligação a outros edifícios, este projecto do laboratório era uma adaptação da zona das cozinhas do antigo complexo jesuítico: Há a Oeste uma parede de ligação a outro edifício e a marcação de escadas - seria o corpo Este do Colégio de Jesus, que ligava ao Colégio das Artes através de um passadiço ou arco.
Este projecto inicial foi abandonado. Optaram depois pela criação de um novo edifício no mesmo local mas isento e mais recuado em relação ao corpo principal do antigo complexo jesuítico.
Escala gráfica expressa em palmos, em baixo, ao centro.
Enquadramento do desenho por duplo filete, a negro.
O manuscrito no qual este desenho se insere integra-se na reforma da Universidade de Coimbra, concebida durante o mandato do Marquês de Pombal. Iniciada em 1772, continuou mesmo depois do afastamento do Marquês, sob a orientação do reformador e reitor da Universidade, D. Francisco de Lemos Pereira Coutinho, até 1779.
O responsável pelo projecto das obras foi William (Guilherme) Elsden, cuja identificação foi inscrita no canto inferior esquerdo: «Guilherme Elsden Ten(en)te Cor(on)el». Esta é uma cópia, executada por Joaquim de Oliveira, oficial ajudante daquele arquitecto.
Origem/Historial: O volume ao qual pertence esta planta esteve depositado na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, desde 13 de Agosto de 1929 até Outubro de 1987, data em que regressou a este Museu.