Anunciação

  • Museu: Museu Nacional Grão Vasco
  • Nº de Inventário: 2142
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Fernandes, Vasco; (Pintor/a) Henriques, Francisco (act.1500-1518) (Pintor/a)
  • Datação: 1501/1506
  • Suporte: Madeira de carvalho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 131 x Larg. 81 x Esp. 2,45
  • Descrição: Pintura a óleo sobre madeira de carvalho com representação da Anunciação da Virgem Maria pertença do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506). Do lado direito da composição, ostentando a longa filactéria de pergaminho com a tradicional inscrição, o arcanjo Gabriel assume a missão de mensageiro divino. Planante, e em atitude de genuflexão, dirige o seu olhar à Virgem, que cruza as mãos à altura do peito em sinal de submissão. A pomba, símbolo do Espírito Santo, está envolta na auréola luminosa que lhe acentua a visibilidade e lhe garante autonomia no campo figurativo. A cena da Anunciação, como é habitual, decorre no espaço interior de uma habitação, preenchida com o leito da Virgem e alguns objectos de evidente intenção narrativa e simbólica, designadamente o vaso com açucenas, o cesto de costura e o livro aberto. No fundo paisagístico, é visível o "puteus aquaram viventium" (o "poço de águas vivas"), que reforça a iconografia mariana. A fisionomia dos rostos, a cor e a forma dos cabelos, ruivos e duramente anelados, assim como o tratamento dos panejamentos, que conferem volume às figuras e acentuam com angulosos pregueados a sua monumentalidade, a conquista da profundidade espacial através dos elementos decorativos do pavimento, o manuseamento incipiente da luz nos planos intermédios, são indicadores concretos da relação directa deste painel com a matriz flamenga. Na mesma linha, destaca-se o tratamento acutilantemente realista de alguns pormenores, nomeadamente o friso de pedras preciosas que remata o longo vestido de Gabriel ou o véu delicadamente transparente da Virgem. Os desgastes e alguns repintes pontuais são especialmente visíveis na parte superior do painel, numa zona que originalmente estaria oculta pela estrutura entalhada do retábulo.
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Transferência da Sala do Capítulo da Sé de Viseu, ao abrigo do Decreto 2: 284-C de 16 de Março de 1916, que cria o Museu de Grão Vasco.

Bibliografia

  • C. N. C. D. P. - Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, 1992
  • Carta do Bispo D. Fernando Gonçalves de Miranda, Museu Grão Vasco, Viseu
  • MARKL, Dagoberto - História da Arte em Portugal, Lisboa, 1986
  • Revista "Monumentos", nº 13, DGEMN, Lisboa, Setembro 2000
  • RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004
  • SANTOS, Luis Reis - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: 1946

Exposições

  • Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento

    • Lisboa, Palácio da Ajuda
    • 17/3/1992 a 10/6/1992
    • Exposição Física
  • Os Primitivos Portugueses

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura: "Os descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento"

    • Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
    • Exposição Física
  • O Ciclo do Natal

    • Galeria Almada Negreiros - Lisboa
    • Exposição Física
  • A Arte na Península Ibérica ao tempo do Tratado de Tordesilhas

    • Monasterio de Prado, Valladolid.
    • 20/4/1994 a 30/6/1994
    • Exposição Física
  • Grão Vasco na Misericórdia

    • Igreja da Misericórdia, Viseu
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

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