Cristo no Horto

  • Museu: Museu Nacional Grão Vasco
  • Nº de Inventário: 2150
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Fernandes, Vasco; (Pintor/a) Henriques, Francisco (act.1500-1518) (Pintor/a)
  • Datação: 1501/1506
  • Suporte: Madeira de carvalho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 131 x Larg. 81 x Esp. 2,5
  • Descrição: Pintura a óleo sobre madeira de carvalho representando a Agonia de Jesus no Horto, painel do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506). Em atitude de oração, olhando o anjo que surge do céu para o apaziguar, Cristo ocupa o centro do espaço da representação. No primeiro plano, no limite do campo figurativo, representam-se os apóstolos incautamente adormecidos. Ao longe, numa paisagem envolta na luz de transição entre a noite e o dia, figura o grupo de soldados que se encaminham no sentido de Cristo para o momento sequente da prisão. Apesar da ausência de peso das figuras, particularmente da figura de Jesus Cristo, cujo manto parece recortar-se e desprender-se do solo, das incorrecções anatómicas da figura de São Pedro, de perfil, com a adaga debaixo do braço, este painel - pela utilização sensível e dramática da luz e pelo equilíbrio da composição - é o mais interessante do ciclo da Paixão de Cristo. À semelhança do que sucede com o tema da Última Ceia, o painel em questão, fundamentalmente pelos materiais figurativos, aponta para uma relação directa entre os retábulos da Sé de Viseu e da Igreja de São Francisco de Évora.
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Transferência da Sala do Capítulo da Sé de Viseu, ao abrigo do Decreto 2: 284-C de 16 de Março de 1916, que cria o Museu de Grão Vasco.

Bibliografia

  • C. N. C. D. P. - Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, 1992
  • Carta do Bispo D. Fernando Gonçalves de Miranda, Museu Grão Vasco, Viseu
  • MARKL, Dagoberto - História da Arte em Portugal, Lisboa, 1986
  • RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004
  • SANTOS, Luis Reis - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: 1946

Exposições

  • Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento

    • Lisboa, Palácio da Ajuda
    • 17/3/1992 a 10/6/1992
    • Exposição Física
  • Os Primitivos Portugueses

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura: "Os descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento"

    • Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
    • Exposição Física
  • A Arte Portuguesa em Londres

    • Londres
    • Exposição Física
  • Grão Vasco na Misericórdia

    • Igreja da Misericórdia, Viseu
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

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