Última Ceia

  • Museu: Museu Nacional Grão Vasco
  • Nº de Inventário: 2149
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Fernandes, Vasco; (Pintor/a) Henriques, Francisco (act.1500-1518) (Pintor/a)
  • Datação: 1501/1506
  • Suporte: Madeira de carvalho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 131 x Larg. 81 x Esp. 2,5
  • Descrição: Pintura a óleo sobre madeira de carvalho representando a Última Ceia de Jesus Cristo com os apóstolos, painel do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506). Com a última refeição que Jesus Cristo tomou com os apóstolos em Jerusalém iniciava o retábulo em questão o ciclo eucarístico. Pelo seu alto significado litúrgico e místico, a Última Ceia é um dos temas mais importantes da iconografia cristã e uma presença constante nos diversos suportes figurativos utilizados pela Igreja. Com a sua representação não está apenas em causa o momento trágico do anúncio da Paixão, a despedida de Cristo e a sequente traição de Judas, mas também a comemoração da Páscoa Judia e a instituição da comunhão eucarística. As liberdades interpretativas dos artistas, com o consentimento tácito das autoridades eclesiásticas, estão na origem da introdução de algumas variantes iconográficas. No painel em questão, Cristo e os Apóstolos reúnem-se em redor de uma mesa circular na qual figura, além dos elementos eucarísticos habituais, o pão e o vinho, um prato com uma ave, ao invés do cordeiro da tradição judia que se representa também com alguma frequência. Os problemas com a estrutura anatómica das figuras, parcialmente encobertos ou disfarçados com os panejamentos de formas angulosas, a pobreza do fundo que enquadra a cena - um simples pano preto ladeado por duas janelas, uma das quais sem portada - deixam perceber diferenças significativas entre os painéis da série da Vida da Virgem e da Infância de Jesus e os do ciclo da Paixão de Cristo. Uma vez mais, é o acutilante realismo à maneira nórdica que se identifica no reflexo da luz que incide no cálice ou na projecção da sombra do copo de vinho sobre a toalha branca. Entre outros aspectos, as semelhanças entre este painel e o que representa o mesmo tema do retábulo da Igreja de São Francisco de Évora, atribuído ao pintor flamengo Francisco Henriques, fundamentam a hipótese da participação deste pintor, e da equipa que o acompanhou na vinda de Flandres para Portugal, no retábulo destinado à capela-mor da Sé de Viseu.
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Transferência da Sala do Capítulo da Sé de Viseu, ao abrigo do Decreto 2: 284-C de 16 de Março de 1916, que cria o Museu de Grão Vasco.

Bibliografia

  • C. N. C. D. P. - Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, 1992
  • Carta do Bispo D. Fernando Gonçalves de Miranda, Museu Grão Vasco, Viseu
  • MARKL, Dagoberto - História da Arte em Portugal, Lisboa, 1986
  • RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004
  • SANTOS, Luis Reis - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: 1946

Exposições

  • Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento

    • Lisboa, Palácio da Ajuda
    • 17/3/1992 a 10/6/1992
    • Exposição Física
  • Os Primitivos Portugueses

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • XVII Exposição de Arte Ciência e Cultura: "Os descobrimentos portugueses e a Europa do Renascimento"

    • Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.
    • Exposição Física
  • Grão Vasco na Misericórdia

    • Igreja da Misericórdia, Viseu
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

  • 2149.1.jpg

    Imagem
  • 58.JPG

    Imagem
  • 2149 Última Ceia.jpg

    Imagem
  • 2149.jpg

    Imagem
  • 2149 pormenor a.jpg

    Imagem
  • 2149 pormenor b.jpg

    Imagem
  • 2149 pormenor c.jpg

    Imagem
  • 2149 pormenor d.jpg

    Imagem
  • 2149 pormenor e.jpg

    Imagem
  • 2149 pormenor f.jpg

    Imagem
  • 2149 pormenor g.jpg

    Imagem
  • 2149 pormenor h.jpg

    Imagem
  • 2149.1.jpg

    Imagem
  • 2149.jpg

    Imagem