Descida da Cruz

  • Museu: Museu Nacional Grão Vasco
  • Nº de Inventário: 2152
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Fernandes, Vasco; (Pintor/a) Henriques, Francisco (act.1500-1518) (Pintor/a)
  • Datação: 1501/1506
  • Suporte: Madeira de carvalho
  • Técnica: Pintura a óleo
  • Dimensões (cm): Alt. 133 x Larg. 83 x Esp. 2,5
  • Descrição: Pintura a óleo sobre madeira de carvalho representando o Descimento do corpo de Jesus Cristo da Cruz, painel do antigo retábulo da capela-mor da Sé de Viseu (1501-1506). Colocado na diagonal, o corpo de Jesus Cristo é retirado da cruz por José de Arimateia, Nicodemus e São João, o Evangelista. Madalena, em expressiva agitação, de costas e com um joelho no solo, assiste ao acto. No canto inferior direito, representa-se a Virgem, também numa atitude de expressivo dramatismo, que segura o sudário. Uma terceira figura feminina integra a cena. Para sugerir a profundidade do espaço, e integrar as figuras com verosimilhança, representa-se o tufo de vegetação que assume visibilidade ao recortar a forma do pé de São João ou o vestido de Madalena. Também colocado na terceira fiada superior do retábulo, a Descida da Cruz é um dos temas mais interessantes da série da Paixão, cujos materiais figurativos têm, genericamente, um tratamento mais simplificado do que o dos painéis que representam as cenas da Vida da Virgem e da Infância de Jesus. A marca da sua posição no conjunto é bem evidenciada pela "moldura" oval, definindo um céu nebuloso, que unia todos os painéis da última fiada, com a excepção apenas do Pentecostes, cuja cena decorre obrigatoriamente num espaço interior. É necessário ter em conta que a grande altura destes conjuntos retabulares implicava um ângulo de visão deformante ao observador, o que de certo modo justifica os frequentes erros de figuração, quando visto de perto e a pequena altura, e algumas simplificações picturais. Em escala menor, repete-se neste painel, à direita, o monte encimado por um arbusto despido de folhagem que figura na composição do painel com o tema Prisão de Cristo. Os rostos mais expressivos, sobretudo os da Virgem e da santa mulher, a agitação de Madalena, a par da intensidade cromática, conferem o necessário dramatismo à cena.
  • Origem/Historial: * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Da Sé de Viseu.

Bibliografia

  • C. N. C. D. P. - Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento, Lisboa, 1992
  • Carta do Bispo D. Fernando Gonçalves de Miranda, Museu Grão Vasco, Viseu
  • MARKL, Dagoberto - História da Arte em Portugal, Lisboa, 1986
  • RODRIGUES, Dalila - Roteiro do Museu Grão Vasco. Lisboa: IPM/ASA, 2004
  • SANTOS, Luis Reis - Vasco Fernandes e os Pintores de Viseu do século XVI. Lisboa: 1946
  • ALVES, Susana Rita Rosado - A Iconografia de Santa Maria Madalena até ao Concílio de Trento, tese de mestrado em Arte, Património e Teoria do Restauro, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2012, 163 p.p.

Exposições

  • Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento

    • Lisboa, Palácio da Ajuda
    • 17/3/1992 a 10/6/1992
    • Exposição Física
  • Os Primitivos Portugueses

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • A Arte Portuguesa em Londres

    • Londres
    • Exposição Física
  • Grão Vasco na Misericórdia

    • Igreja da Misericórdia, Viseu
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

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